O seu canal diário de Notícias

Agência de Metrologia fiscaliza bombas de combustível no Tocantins; confira orientações, procedimentos e alertas

Ao visitar um posto de combustível, os agentes da AEM-TO verificam se os equipamentos estão identificados com lacres e com o Selo Subsequente do Inmetro, indicando conformidade com as normas regulatórias

 

 

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realiza operações de Verificação Periódica e Pós Reparo em Bombas Medidoras de Combustível em todo o Tocantins.

As inspeções visam assegurar que as bombas estejam em conformidade com as normas metrológicas, garantindo aos consumidores a entrega correta de combustível.

ROTINA DE INSPEÇÕES METROLÓGICAS: 

A equipe técnica da AEM-TO, da área de Instrumentos, realiza inspeções rotineiras nos postos de combustível. Durante as verificações, são analisados diversos aspectos, como o volume de combustível medido pelas bombas, a conformidade das mangueiras, do painel, do bico, do eliminador de ar e gás, do plano de selagem, da lâmpada e dos dispositivos de bloqueio, conforme regulamentação do Inmetro.

ALERTA AOS CONSUMIDORES: 

A presidente da Agência de Metrologia, Grazielly Oliveira, destaca a importância do consumidor estar atento ao abastecer. “Bombas de combustível regulares ostentam o Selo do Inmetro, indicando que foram inspecionadas e estão em conformidade com os padrões de consumo, proporcionando qualidade e segurança aos consumidores”.

Ao visitar um posto de combustível, os agentes da AEM-TO verificam se os equipamentos estão identificados com lacres e com o Selo Subsequente do Inmetro, indicando conformidade com as normas regulatórias. O selo é sempre subsequente, ou seja, estabelecimentos visitados em 2024 exibem selos de 2025.

PROCEDIMENTOS:

Durante as inspeções, são realizados ensaios metrológicos nos bicos das bombas, abrangendo os três tipos de combustível: diesel, etanol e gasolina. A Agência de Metrologia verifica as medidas de volume, assegurando que um litro de combustível tenha o volume real de um litro. Também, são observadas as condições gerais dos equipamentos, prevenindo vazamentos e riscos à segurança.

ORIENTAÇÕES AOS CONSUMIDORES: 

  • Verificação Prévia: Antes de abastecer, confira se o volume de litros e o total a pagar estão marcando zero na bomba.
  • Acompanhamento do Abastecimento: Acompanhe o processo de abastecimento do início ao fim.
  • Posicionamento Adequado: Estacione próximo à bomba medidora para facilitar a visão durante o abastecimento.
  • Verificação de Resultados: Confira o valor final multiplicando a quantidade de litros fornecida pelo preço por litro.
  • Presença de Selo: Certifique-se de que a bomba exibe a marca oficial do Inmetro e possui o Selo Subsequente.
  • Lacre de Identificação: Observe a cor do lacre, sendo amarelo para equipamentos verificados e próprios para uso, e azul indicando reparos aguardando nova inspeção técnica.

OBS: Não é responsabilidade da Agência de Metrologia fiscalizar a qualidade do combustível, sendo essa atribuição de outro órgão competente.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais