Ações preventivas contra febre aftosa e influenza aviária são reforçadas na Ilha do Bananal pelo Governo do Tocantins

  Entre os dias 25 e 29 de agosto, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), realiza atividades de vigilância da febre aftosa em bovinos e de prevenção da influenza aviária na […]

 

Entre os dias 25 e 29 de agosto, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), realiza atividades de vigilância da febre aftosa em bovinos e de prevenção da influenza aviária na Ilha do Bananal.

Durante a ação, serão promovidas atividades de educação sanitária voltadas a produtores rurais, ribeirinhos e povos indígenas, além de fiscalização ativa nos rebanhos bovinos. O objetivo é manter a sanidade dos animais, seguindo o protocolo pós-suspensão da vacinação contra febre aftosa, e preservar o status internacional de área livre da doença sem vacinação.

Equipes de fiscalização também monitorarão áreas agrícolas em Formoso do Araguaia e pontos de pouso de aves migratórias cadastrados na Ilha do Bananal.

“Visitaremos comunidades ribeirinhas e povos indígenas, onde faremos inspeções em áreas de concentração de aves silvestres migratórias, para intensificar a vigilância epidemiológica e prevenir possíveis focos da doença”, destaca o gerente de sanidade animal da Adapec, Sérgio Liocádio.

Palestra sobre doenças em aves

Como parte da programação, a Adapec promove nesta quarta-feira, 27, às 9 horas, na Aldeia Canuanã, uma palestra com o tema Doenças em Aves. A atividade é aberta ao público e integra as estratégias de prevenção da influenza aviária.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias