O Tocantins agora conta com a primeira Academia do Agronegócio, fundada pelo médico veterinário e ex-deputado federal pelo estado, César Halum. Essa instituição, sem fins lucrativos, tem como objetivo promover debates e propor estratégias para subsidiar as políticas públicas estaduais relacionadas ao agronegócio, meio ambiente e pesquisa científica do campo.
A atuação da Academia visa propor iniciativas de longo prazo que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável do estado. Com um total de 15 cadeiras patronais, oito delas já foram ocupadas. Os representantes eleitos assumirão seus cargos em uma cerimônia agendada para esta quarta-feira, dia 20, no auditório do Senai, em Palmas.
IDEALIZADOR
Para César Halum, a criação dessa entidade no estado será de grande relevância não apenas para o setor do agronegócio, mas para toda a região. “Essa é uma iniciativa que visa conferir valor e representatividade ao setor agropecuário do Tocantins. Inicialmente, serão empossados oito membros da academia, e ao longo deste ano de 2024, os outros sete serão selecionados, respeitando os critérios estabelecidos no estatuto e regimento interno da entidade”.
CONHEÇA OS MEMBROS DAS CADEIRAS PATRONAIS DA ACADEMIA DO AGRONEGÓCIO:
- Cadeira Nº 01 – Defesa Sanitária Agropecuária
- César Hanna Halum
- Cadeira Nº 02 – Assistência Técnica e Extensão Rural
- Roberto Jorge Sahium
- Cadeira Nº 03 – Produtor Rural e Ambientalista
- Fernando Silveira
- Cadeira Nº 04 – Pesquisa Agropecuária
- Daniel de Brito Fragoso
- Cadeira Nº 05 – Universidade CT&I para o Agro
- Erich Collicchio
- Cadeira Nº 06 – Produtor Rural Pioneiro
- Antônio Machado Fernandes
- Cadeira Nº 07 – Agricultura e Pecuária Familiar
- Marcino Pereira Lima
- Cadeira Nº 08 – Educação Rural
- Maria de Lourdes Vieira (Professora Santa)