Abertas as matrículas para a 1ª Escola Bilíngue de surdos do Tocantins, em Palmas

Estudantes da Educação Especial devem incluir laudo médico

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que as inscrições estão abertas até 26 de janeiro para a primeira Escola Bilíngue de Surdos do Tocantins, em Palmas. O Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE) implementa essa iniciativa inovadora.

DETALHES DO PROCESSO DE MATRÍCULA: 

  • Realização: Até 26/01, presencialmente na Escola Bilíngue de Surdos, Quadra 303 Norte (Arno 31), Apm 07, Alameda 11.
  • Vagas: Estudantes surdos, surdocegos, deficientes auditivos e com outras comorbidades, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, com turmas em período integral.
  • Transporte Escolar: Disponível para alunos na zona semiurbana e rural da Capital.

DIRETRIZES DA ESCOLA BILÍNGUE: 

  • Disciplina de Artes e Literatura Surda, abordando Libras, literatura e arte surda.
  • Ênfase em língua de sinais como língua materna e de instrução.
  • Jornada ampliada, incluindo aspectos culturais e identidade surda.

A diretora de Educação Inclusiva e Acessibilidade da Seduc, Paola Regina Martins Bruno, destaca a implementação pioneira da escola em Palmas, seguindo a proposta de alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para educação bilíngue de surdos.

“A escola terá a Disciplina de Artes e Literatura Surda, que diz respeito à comunidade surda, como por exemplo, Libras, literatura, arte, literatura surda, a disciplina de língua de sinais como língua materna e língua de instrução, que são os termos que preconiza a normatização da alteração da LDB com a modalidade de educação bilíngue de estudo. Modalidade que garante da educação infantil ao ensino superior, respeito à cultura e à identidade surda”, destacou a diretora.

O secretário da Educação, professor Fábio Vaz, celebrou a conquista como parte do PROFE, ressaltando a importância do espaço adequado para alunos surdos e a promoção da inclusão e acesso equitativo à educação.

DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA:

Para garantir a vaga, estudantes ou responsáveis devem apresentar documentos como certidão de nascimento, histórico escolar, RG, CPF, comprovante de endereço, entre outros. Estudantes da Educação Especial devem incluir laudo médico.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias