Abertas as matrículas para a 1ª Escola Bilíngue de surdos do Tocantins, em Palmas
Para garantir a vaga, estudantes ou responsáveis devem apresentar documentos como certidão de nascimento, histórico escolar, RG, CPF, comprovante de endereço, entre outros
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que as inscrições estão abertas até 26 de janeiro para a primeira Escola Bilíngue de Surdos do Tocantins, em Palmas. O Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE) implementa essa iniciativa inovadora.
DETALHES DO PROCESSO DE MATRÍCULA:
- Realização: Até 26/01, presencialmente na Escola Bilíngue de Surdos, Quadra 303 Norte (Arno 31), Apm 07, Alameda 11.
- Vagas: Estudantes surdos, surdocegos, deficientes auditivos e com outras comorbidades, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, com turmas em período integral.
- Transporte Escolar: Disponível para alunos na zona semiurbana e rural da Capital.
DIRETRIZES DA ESCOLA BILÍNGUE:
- Disciplina de Artes e Literatura Surda, abordando Libras, literatura e arte surda.
- Ênfase em língua de sinais como língua materna e de instrução.
- Jornada ampliada, incluindo aspectos culturais e identidade surda.
A diretora de Educação Inclusiva e Acessibilidade da Seduc, Paola Regina Martins Bruno, destaca a implementação pioneira da escola em Palmas, seguindo a proposta de alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para educação bilíngue de surdos.
“A escola terá a Disciplina de Artes e Literatura Surda, que diz respeito à comunidade surda, como por exemplo, Libras, literatura, arte, literatura surda, a disciplina de língua de sinais como língua materna e língua de instrução, que são os termos que preconiza a normatização da alteração da LDB com a modalidade de educação bilíngue de estudo. Modalidade que garante da educação infantil ao ensino superior, respeito à cultura e à identidade surda”, destacou a diretora.
O secretário da Educação, professor Fábio Vaz, celebrou a conquista como parte do PROFE, ressaltando a importância do espaço adequado para alunos surdos e a promoção da inclusão e acesso equitativo à educação.
DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA:
Para garantir a vaga, estudantes ou responsáveis devem apresentar documentos como certidão de nascimento, histórico escolar, RG, CPF, comprovante de endereço, entre outros. Estudantes da Educação Especial devem incluir laudo médico.