Nessa segunda-feira, 11, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 2ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis de Augustinópolis, prendeu um homem acusado de importunar sexualmente uma mulher que estava hospedada em uma casa de apoio para acompanhantes de pacientes do Hospital Regional da cidade.
Segundo as investigações, o suspeito, que trabalhava como vigia noturno no local, aproveitou sua função e a confiança das pessoas para tentar abraçar e beijar a mulher à força, além de cometer outros atos sexuais sem consentimento. O crime aconteceu no dia 5 de agosto.
A delegada Daniela Caldas, responsável pelo caso, afirmou que o vigia quebrou a confiança da vítima, que estava em um momento de fragilidade cuidando de um familiar internado. “A vítima se encontrava em situação de fragilidade, acompanhando um familiar internado. O suspeito, que tinha como dever garantir segurança e acolhimento, quebrou completamente essa confiança e praticou atos que ofenderam a dignidade sexual dela. Atuamos com rapidez para evitar que ele voltasse a agir e para dar uma resposta à sociedade”.
O pedido de prisão foi enviado à Justiça, que aceitou e determinou a prisão imediata do homem para proteger a vítima e evitar que ele cometesse novos abusos. A delegada explicou que a prisão também serve para proteger outras pessoas e garantir que a lei seja cumprida.
O caso ainda está sendo investigado, e a Polícia Civil reforça o compromisso de combater crimes contra a dignidade sexual e oferecer apoio às vítimas.
Denúncias
A Polícia Civil pede que qualquer pessoa que tenha passado por situações abusivas envolvendo o vigia na casa de apoio entre em contato com a 2ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis de Augustinópolis pelo telefone/WhatsApp (63) 9 9966-5569 para denunciar.
Operação Shamar
Essa ação faz parte da Operação Shamar, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. No Tocantins, a operação é comandada pela Secretaria de Segurança Pública e tem como foco o combate à violência contra a mulher.