Segurança

Sistemas Penal e Socioeducativo aplicam Encceja PPL 2023, garantindo educação a pessoas privadas de liberdade

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

Com o objetivo de assegurar os direitos básicos de pessoas privadas de liberdade, incluindo o acesso à educação, os Sistemas Penal e Socioeducativo, em colaboração com a Secretaria Estadual de Educação, deram início nesta terça-feira, 17 de outubro, à aplicação do Exame Nacional Para Certificação de Jovens e Adultos Para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) – Edição 2023, em todas as unidades do estado.

Nesta edição do Encceja PPL, um total de 1.272 custodiados e 20 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas se inscreveram para buscar a certificação no Ensino Médio e Fundamental em todas as unidades penais e socioeducativas da região.

Dentre os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, 14 buscam a certificação no Ensino Fundamental, enquanto outros 8 almejam a certificação do Ensino Médio. Esse aumento na procura se deve ao alto índice de defasagem entre idade e série escolar.

Todas as unidades penais aplicaram o Encceja aos custodiados – Foto: Divulgação/Governo do Tocantins

 

Já entre os custodiados, um total de 819 estão buscando a certificação do Ensino Fundamental, e 453 aspiram a conclusão do Ensino Médio, demonstrando um interesse significativo na obtenção de qualificações educacionais que podem auxiliar em sua reintegração na sociedade após o cumprimento de suas penas.

A aplicação do Encceja PPL destaca o compromisso das autoridades em garantir que todos tenham a oportunidade de buscar a educação e aperfeiçoar suas perspectivas de futuro, independentemente de sua situação de privação de liberdade. Essa iniciativa contribui para o fortalecimento da reinserção dessas pessoas na sociedade, dando-lhes uma chance de construir um novo caminho em suas vidas.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida

Compartilhar
Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)