A Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), através da 3ª Delegacia de Atendimento à Mulher (3ª DEAM – Araguaína), cumpriu um mandado de prisão preventiva na tarde da última segunda-feira, 30 , em decorrência de uma perseguição ocorrida no último dia 8 do mesmo mês. O suspeito, já é alvo de outros três inquéritos relacionados à Lei Maria da Penha com a mesma vítima, foi capturado no setor Tiúba.
Segundo a delegada Ana Maria Varjal, a vítima relatou ter sido perseguida na cidade de Araguaína pelo seu ex-companheiro no dia 8 de outubro, quando estava em um veículo com outras pessoas. Após investigações, foi confirmado que a vítima já possuía medidas protetivas contra o suspeito, e um inquérito foi instaurado para apurar os crimes de descumprimento das medidas protetivas, violência psicológica, ameaça e stalking.
Com base nas provas coletadas, um mandado de prisão preventiva foi solicitado e concedido pelo Poder Judiciário. O suspeito foi detido e conduzido à Unidade Especializada, onde prestou depoimento. Posteriormente, ele foi encaminhado à Unidade Penal Regional de Araguaína, ficando à disposição da Justiça.
A delegada Ana Maria Varjal e sua equipe enfatizaram a importância das denúncias de violência doméstica à Polícia Civil para proteger as vítimas e quebrar o ciclo de violência. A delegada Sarah Lilian, da 3ª DEAM, ressaltou a relevância da prisão do suspeito, que continuou a cometer crimes graves, causando medo e insegurança à vítima, apesar das medidas protetivas em vigor.