Na manhã desta quinta-feira, 5 , a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 7ª Delegacia Regional de Gurupi, cumpriu seis mandados de busca e apreensão na cidade. A ação fez parte de uma operação nacional para desarticular um grupo criminoso envolvido em golpes de estelionato e lavagem de dinheiro.
A ação foi coordenada pela Polícia Civil de Santa Catarina e aconteceu ao mesmo tempo em nove estados do país. Em Gurupi, 26 policiais civis participaram da operação, que resultou na apreensão de documentos e celulares. Esses materiais serão analisados para ajudar nas investigações lideradas por Santa Catarina.

A operação, chamada Veritas Pecuniae, foi realizada simultaneamente em Santa Catarina, Tocantins, Pará, Goiás, Paraná, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo. Ela contou com o apoio do Projeto I.M.P.U.L.S.E., parte do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Importância da ação conjunta
O delegado regional de Gurupi, Joadelson Rodrigues Albuquerque, destacou a importância do trabalho em equipe entre as polícias de diferentes estados. “A atuação conjunta das instituições é fundamental para o enfrentamento de crimes que ultrapassam fronteiras estaduais. Nosso papel foi garantir que os mandados fossem cumpridos de forma eficaz, contribuindo com a coleta de elementos importantes para o inquérito conduzido por Santa Catarina”, afirmou.