Polícia Civil do Tocantins destrói 60 kg de drogas em incineração na cidade de Dueré
A ação resultou na destruição de 38 kg de maconha, 21 kg de crack e 2,5 kg de cocaína, que haviam sido apreendidos. Além dessas apreensões, também foram destruídas drogas que estavam sob a custódia da Polícia Civil e haviam sido apreendidas pela Polícia Militar do Tocantins e pela Polícia Rodoviária Federal
Na manhã da última terça-feira, 31, a Polícia Civil do Tocantins conduziu um procedimento importante de incineração de substâncias entorpecentes em uma cerâmica da cidade de Dueré, no sul do Estado. A ação resultou na destruição de 38 kg de maconha, 21 kg de crack e 2,5 kg de cocaína, que haviam sido apreendidos durante operações conduzidas pelas unidades policiais da 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Gurupi nas últimas semanas.
Além dessas apreensões, também foram destruídas drogas que estavam sob a custódia da Polícia Civil e haviam sido apreendidas pela Polícia Militar do Tocantins e pela Polícia Rodoviária Federal.
INCENERAÇÃO
A incineração de drogas é uma ação prevista na Lei 11.343/06, conhecida como Lei de Drogas, e é um passo fundamental para combater o tráfico de substâncias ilícitas. O procedimento foi comandado pelo delegado-regional, Joadelson Rodrigues Albuquerque e pelo delegado-chefe da 8ª Divisão de Combate ao Crime Organizado (Deic – Gurupi), Rafael Falcão.
Além deles, policiais civis de ambas as unidades estiveram envolvidos na operação, que contou com o apoio da Vigilância Sanitária de Dueré, Polícia Militar e perícia oficial da Polícia Científica.
O delegado regional, Joadelson Rodrigues, ressaltou a importância da incineração das drogas, enfatizando que a ação representa mais de 60 kg de substâncias ilícitas que não mais chegarão às ruas e avenidas de Gurupi e da região sul de Gurupi. O delegado observou que a destruição dessas drogas contribui para uma comunidade mais segura, uma vez que o tráfico de drogas muitas vezes serve como porta de entrada para crimes como furtos, roubos e até mesmo homicídios.
O delegado Rafael Falcão, responsável pelo combate ao crime organizado e tráfico de drogas, ressaltou que a incineração de drogas é fundamental, pois o tráfico é uma das principais razões para prisões na cidade. Ele salientou que a ação encerra o ciclo das drogas apreendidas, aumenta a segurança da população, prejudica o crime organizado e causa perdas financeiras aos traficantes.