Parceria entre SSP/TO e DPE vai garantir nova identidade a pessoas em situação de vulnerabilidade

 

A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) e a Defensoria Pública do Estado (DPE/TO) iniciaram nessa quinta-feira, 8, uma articulação conjunta para ampliar o acesso à nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) a cidadãos em situação de vulnerabilidade social. O projeto será formalizado por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre as duas instituições.

O encontro, realizado na sede da SSP, contou com a presença do secretário Bruno Azevedo, do defensor público-geral Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves e da primeira subdefensora pública-geral, Estellamaris Postal. Também participaram o superintendente da Polícia Científica, Edson Almeida, e a diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro.

A proposta é que a Defensoria Pública passe a emitir a nova identidade para seus assistidos, promovendo inclusão por meio do acesso à documentação oficial. A nova CIN traz avanços em segurança e unifica o número de identificação no país, substituindo os registros estaduais.

“A nova CIN representa um avanço na padronização e segurança dos documentos no País. Garantir o acesso a esse documento para pessoas em situação de vulnerabilidade é um compromisso que reforça o papel social da Segurança Pública. Parcerias como essa são fundamentais para ampliar o alcance dos serviços e promover cidadania”, frisou Bruno Azevedo, titular da SSP.

Inclusão como prioridade

O defensor público-geral Pedro Alexandre reforçou que garantir a emissão da CIN é uma forma de assegurar direitos básicos à população atendida pela instituição. “A documentação básica é a porta de entrada para o exercício de inúmeros direitos. Com essa parceria, queremos assegurar que nossos assistidos tenham acesso facilitado ao novo documento, promovendo inclusão e respeito à cidadania de quem mais precisa”.

Modernização com foco social

A cooperação entre SSP e DPE simboliza uma estratégia interinstitucional para alcançar quem mais precisa. A meta é garantir que o processo de modernização da identificação civil chegue a todos, sem exclusões. A formalização do acordo deve ocorrer nas próximas semanas, dando início às primeiras emissões da CIN nos atendimentos da Defensoria Pública.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias