Desde julho de 2023, Palmas vem testemunhando uma queda contínua nos índices de homicídios. De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), nenhum homicídio foi registrado em janeiro de 2024.
Esta é a primeira vez, desde 2020, que a capital do Tocantins alcança esse feito, marcando uma redução de 77% nos crimes contra a vida quando comparado aos primeiros seis meses do ano passado, período em que a capital enfrentou um aumento na violência devido à disputa entre facções criminosas.
AÇÕES DE SEGURANÇA:
Essa redução nos crimes é resultado de medidas adotadas pela segurança pública, em colaboração com o Governo do Tocantins. Entre elas, estão o aumento do número de policiais da 1ª Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP – Palmas), o aumento das operações contra o tráfico de drogas e o fortalecimento dos Conselhos de Segurança Comunitária na região sul da cidade.
“A queda nos índices de criminalidade é motivo de celebração, pois demonstra o retorno da sensação de segurança para os moradores de Palmas”, destaca o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira. “No entanto, é fundamental permanecermos vigilantes. A Polícia Civil está empenhada em garantir que esses números permaneçam baixos e que a população, não apenas da capital, mas de todo o estado, confie cada vez mais no trabalho realizado pelas forças de segurança”.