Operação 0800: Polícia Federal desmonta quadrilha especializada em furtos por fraude bancária em Palmas -TO e São Paulo -SP

O nome da operação é uma referência à forma do golpe realizado pelos integrantes da associação criminosa através da utilização de números com prefixo 0800

 

Nesta quinta-feira ,29, a Polícia Federal iniciou a “Operação 0800” com o objetivo de esclarecer os detalhes sobre o funcionamento de uma organização criminosa ou associação criminosa especializada em praticar furtos mediante fraude.

Os agentes da Polícia Federal estão cumprindo cinco mandados de busca e apreensão e cinco mandados de sequestro de bens emitidos pela 4ª Vara Federal de Palmas -TO, nos municípios de Palmas -TO e São Paulo -SP.

Ao longo das investigações, a Polícia Federal verificou que os envolvidos têm persistido na prática dos delitos., desde 2017, furtos de valores em contas bancárias pertencentes a terceiros. Eles operam por meio de um esquema conhecido como golpe do 0800, prejudicando vítimas em todo o território nacional.

A fim de perpetrar tais crimes, o grupo criminoso produzia documentos e placas fraudulentas, que apresentavam informações enganosas, incluindo um número telefônico de assistência 0800 pertencente aos próprios criminosos, em vez da instituição bancária legítima.

Os suspeitos fixavam essas placas falsas nos terminais de autoatendimento bancário e instalavam dispositivos nos caixas eletrônicos, com o intuito de reter os cartões magnéticos dos clientes no equipamento.

Outros cúmplices ligados ao grupo convenciam os portadores dos cartões retidos a entrar em contato com o número 0800 indicado nas placas falsas, por meio de um falso atendente, a fim de obter a senha de sua conta. Então, os criminosos recuperavam os cartões bancários retidos nas máquinas e utilizando as senhas obtidas, efetuavam saques indevidos.

Os membros do grupo investigado poderão ser responsabilizados, de acordo com suas participações, pelos crimes de furto mediante fraude e associação ou organização criminosa, cujas penas, somadas, podem exceder 10 anos de prisão.

O nome da operação é uma referência à forma do golpe realizado pelos integrantes da associação criminosa através da utilização de números com prefixo 0800.

Operação 0800: Desmantelando uma Organização Criminosa Especializada em Furtos Mediante Fraude

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais