Em mais uma etapa da Operação Protetor, equipes da 2ª Divisão de Repressão a Narcóticos (Denarc) de Araguaína cumpriram, na manhã dessa quarta-feira, 15 , um mandado de prisão contra um homem de 21 anos, identificado apenas pelas iniciais R.E.A.. A ação contou com o apoio de agentes da 38ª Delegacia de Polícia de Arapoema.
O suspeito, investigado por uso de documento falso, foi localizado na cidade de Pau D’Arco. Segundo informações da Polícia Civil, o mandado de prisão foi expedido pela 4ª Vara Federal Criminal de São Paulo (SP) e cumprido por determinação do delegado José Anchieta de Menezes Filho, responsável pela 2ª Denarc.
Após tomarem conhecimento da decisão judicial, os policiais intensificaram as buscas na região norte do Tocantins. R.E.A. foi encontrado pela equipe sem oferecer resistência e encaminhado à 5ª Central de Atendimento da Polícia Civil de Araguaína, onde passou pelos procedimentos legais.
Em seguida, ele foi levado para a Unidade Penal Regional de Araguaína, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário até nova deliberação judicial.
Ação dentro de operação nacional
De acordo com o delegado Anchieta, a prisão reforça o trabalho de cooperação entre as forças de segurança estaduais e federais. “Estamos intensificando as ações com objetivo de encontrar e prender foragidos do Tocantins e de outros estados. Nesse sentido, a ação de hoje, que foi realizada no âmbito da operação Protetor, reforça o comprometimento da Polícia Civil do Tocantins em promover a segurança de todos”.
O que é a Operação Protetor
A Operação Protetor integra o Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ela reúne esforços das antigas operações Fronteira Mais Segura, Protetor de Fronteiras e Paz, com foco na captura de foragidos e combate a crimes interestaduais, especialmente em regiões de divisa.