Categorias: Segurança

Inquérito sobre crime de racismo e agressão durante torneio de truco é concluído no interior do Tocantins

Publicado por
Flávia Ferreira

 

A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 10ª Delegacia de Araguatins, finalizou nesta sexta-feira, 4, a investigação sobre um caso de racismo contra um estudante de uma universidade, ocorrido em maio deste ano. Um homem de 26 anos foi indiciado por racismo e agressão física.

De acordo com o delegado Teofabio Alves Siqueira, a denúncia chegou às autoridades depois que o estudante procurou a 3ª Central de Atendimento da Polícia Civil. Ele contou que, durante um torneio de truco promovido por uma faculdade pública, em um bar na Vila Cidinha, foi insultado pelo seu adversário, que não aceitou a derrota

O delegado explicou que, ao final da partida, o oponente passou a ofender o estudante com insultos de cunho homofóbico e racista. Em seguida, o agressor chegou a agarrá-lo pelo pescoço, mas soltou rapidamente ao perceber que a vítima não reagiria.

Investigação e conclusão

O caso foi inicialmente investigado como injúria qualificada. Mas, com o avanço das investigações, a Polícia Civil constatou evidências de racismo, crime previsto pelo Artigo 2ª-A da Lei 7.716/89, a Lei de Racismo. Testemunhas que presenciaram o incidente confirmaram a versão da vítima, relatando que o agressor não aceitou a derrota no jogo e atacou verbal e fisicamente o estudante.

Com base nos depoimentos e na análise dos fatos, o suspeito, identificado como T.P.S.M., foi indiciado por racismo e vias de fato. O inquérito foi encaminhado ao Poder Judiciário para que o Ministério Público tome as providências legais necessárias.

O delegado Teofabio Siqueira destacou a gravidade do caso, que ocorreu durante uma disputa esportiva.  “Desse modo, com a pronta atuação da Polícia Civil, através da equipe da 10ª DP, foi possível individualizar a conduta do autor e esclarecer toda a verdade dos fatos”.

 

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT

Compartilhar
Publicado por
Flávia Ferreira