Uma fazenda localizada em Santa Rita, no sul do Tocantins, foi alvo de uma ação criminosa que resultou no roubo de 57 bezerros e uma vaca parida. O prejuízo estimado pelo proprietário ultrapassa R$ 140 mil. O crime ocorreu na madrugada de sábado, 11 , e foi marcado pela violência contra o vaqueiro, que foi rendido e amarrado pelos suspeitos armados.
De acordo com o boletim de ocorrência, o vaqueiro relatou ter sido acordado por volta das 3h30, após ouvir batidas na porta de sua residência. Dois homens encapuzados invadiram a casa, o ameaçaram com armas de fogo e cobriram sua cabeça com um capuz. Em seguida, ele foi amarrado, ficando sob o poder dos criminosos enquanto a ação era executada.
Transporte do gado e fuga
Enquanto estava imobilizado, o vaqueiro ouviu o som de dois caminhões estacionando na propriedade. O gado foi embarcado pelos suspeitos, que fugiram logo após concluírem o roubo. O vaqueiro conseguiu se libertar apenas na manhã de sábado, cortando a corda que o mantinha preso. Após se livrar das amarras, ele entrou em contato com o proprietário da fazenda para relatar o ocorrido.
Movimentação suspeita antes do crime
Conforme depoimento registrado pela polícia, o vaqueiro observou movimentações suspeitas no dia anterior ao roubo. Na sexta-feira, 10 , um homem passou pela fazenda fazendo perguntas sobre o proprietário do gado. Mais tarde, outro indivíduo em uma caminhonete teria questionado o vaqueiro sobre a mesma temática. Essas informações foram repassadas às autoridades e poderão auxiliar nas investigações.
Investigação está em andamento
O caso foi registrado na 12ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Gurupi. A Secretaria da Segurança Pública informou que uma perícia foi solicitada no local e que o caso foi encaminhado à Delegacia Especializada de Combate aos Crimes Rurais (Deleagro).