
Dois internos da Unidade Prisional Barra da Grota, localizada em Araguaína, região norte do estado, foram surpreendidos com diversas cápsulas contendo drogas. Eles planejavam comercializar essas substâncias dentro da unidade e, por isso, foram acusados de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Segundo informações da Polícia Civil, agentes penitenciários encontraram as cápsulas nas celas no domingo, 21. Suspeita-se que um dos detentos tenha recebido o material de uma visitante durante uma visita íntima. Os dois homens teriam ingerido as cápsulas para depois expeli-las e facilitar a venda.
DECLARAÇÕES SOBRE O OCORRIDO
A Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), responsável pelo sistema prisional, relatou que os agentes notaram movimentações suspeitas e decidiram separar os detentos em celas distintas. Durante a revista, as drogas embaladas foram encontradas.
A Seciju também mencionou seu compromisso com o fortalecimento dos protocolos de segurança, incluindo a implementação de tecnologias avançadas de monitoramento nas unidades.
TIPOS E QUANTIDADE DE DROGAS
Entre os entorpecentes apreendidos havia maconha e skank, uma variedade mais potente da droga, totalizando cerca de 150 gramas em porções.
PROCEDIMENTOS LEGAIS
Após os procedimentos na 5ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Araguaína, os detentos foram encaminhados de volta à unidade prisional, acompanhados por agentes penitenciários, na terça-feira, 23 , para prestar depoimento sobre o crime ocorrido dentro do presídio.
O caso será investigado pela 2ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (DENARC – Araguaína), que abrirá inquérito para determinar como os detentos tiveram acesso às drogas.