Carro com 109 multas é apreendido e moto furtada é recuperada após fuga de condutor durante operação no Tocantins

 

Entre os dias 10 e 13 de abril, uma grande força-tarefa foi colocada em prática em duas cidades do Tocantins. A operação “Paz e Sossego”, coordenada pelo Detran-TO em conjunto com a Polícia Militar e a Guarda Municipal, fiscalizou intensamente o trânsito em Porto Nacional e Guaraí, com foco em coibir irregularidades e prevenir acidentes.

Mais de 1.200 veículos foram parados para fiscalização. Durante uma das abordagens, os agentes localizaram uma motocicleta com registro de roubo ou furto. O condutor, ao perceber a ação, abandonou o veículo e fugiu do local. A moto foi apreendida e levada à 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil, onde um boletim de ocorrência foi registrado. O veículo permanece sob custódia até que seja devolvido ao dono legítimo.

Em Guaraí, os fiscais encontraram outro caso preocupante: um carro circulava com 109 infrações acumuladas. Destas, 105 eram por excesso de velocidade — uma infração que tem se tornado comum e perigosa nas vias tocantinenses.

Velocidade acima do limite lidera estatísticas

O Detran-TO identificou um cenário alarmante: apenas em 2024, mais de 120 mil registros de condutores trafegando acima da velocidade permitida foram contabilizados. A maioria desses casos, segundo os dados, envolvia motoristas que excederam em até 20% o limite máximo da via.

Fiscalização e conscientização lado a lado

Segundo Enildo Leite, gerente de fiscalização do órgão, operações como a “Paz e Sossego” têm papel fundamental na redução de acidentes e no reforço da segurança no trânsito. “Atuamos de forma integrada com a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Porto Nacional para coibir infrações, combater crimes de trânsito e reduzir sinistros.

O gerente destaca ainda que em 2024, mais de 120 mil infrações por excesso de velocidade foram registradas em nosso estado. Esse comportamento imprudente coloca vidas em risco todos os dias. “Neste ano, nosso objetivo é fortalecer e continuar atuando de forma firme, tanto na fiscalização quanto na conscientização dos condutores, para que possamos transformar essa realidade. Segurança no trânsito é responsabilidade de todos”.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Com quase 10 anos de experiência em comunicação, Flávia exerceu diversas funções ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentou o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Flávia é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]