
Nesta sexta-feira, 31 , cerca de 268 mil contribuintes que haviam caído na malha fina e resolveram suas pendências com a Receita Federal terão os valores das restituições depositados em suas contas. O lote inclui também pagamentos referentes a anos anteriores.
O valor total depositado chega a R$ 864,83 milhões, sendo que R$ 402,88 milhões são destinados a contribuintes com prioridade no reembolso.
Dentre os contribuintes que receberam prioridade, 125.751 informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou utilizaram a declaração pré-preenchida. Desde 2023, essa opção garante prioridade no pagamento.
Além disso, 52.525 pessoas entre 60 e 79 anos foram contempladas. Em seguida, há 16.003 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério. Outros beneficiados incluem 7.321 idosos acima de 80 anos e 4.519 pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.
Os demais 61.995 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se enquadram em nenhuma das categorias prioritárias também foram contemplados neste lote.
Como consultar a restituição
Desde o último dia 24, os contribuintes podem consultar se estão na lista de restituição acessando a página da Receita Federal na internet. Basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e selecionar a opção “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita por meio do aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração ou na chave Pix do tipo CPF. Caso o contribuinte não esteja na lista, é possível acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o extrato da declaração. Se houver alguma pendência, basta enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
Resgate da restituição em caso de erro na conta bancária
Se, por algum motivo, o depósito não for realizado na conta informada, como no caso de conta desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Para reaver a quantia, o contribuinte pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome através do Portal BB ou entrar em contato com a Central de Relacionamento do banco pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o resgate não seja realizado dentro do prazo de um ano, o contribuinte deverá solicitar a restituição no Portal e-CAC. No site, basta acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e selecionar a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.