Os estudantes que querem ingressar no ensino superior com financiamento público devem se apressar: as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2025 terminam nesta sexta-feira, 7 , às 23h59 (horário de Brasília). O cadastro é gratuito e deve ser feito exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Para concorrer a uma das 67.301 vagas disponíveis neste semestre, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, e ter alcançado pelo menos 450 pontos na média das provas e nota superior a zero na redação.
Além disso, metade das vagas será reservada para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Aqueles que se enquadram nesse critério devem estar devidamente cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Como se inscrever?
O processo de inscrição acontece no Portal Único do MEC, na aba do Fies. O candidato deve acessar o sistema com a conta do Gov.br e preencher as informações pessoais, acadêmicas e financeiras.
Os estudantes que desejam concorrer às vagas destinadas a grupos específicos – como pessoas negras, pardas, indígenas, quilombolas ou com deficiência – precisam assinalar essa opção no momento da inscrição.
Durante o cadastro, é necessário selecionar até três cursos desejados, indicando a instituição, o estado e a cidade onde pretende estudar. Após preencher todas as informações, o candidato deve confirmar a inscrição e salvar o comprovante gerado pelo sistema.
Como funciona a seleção?
A classificação dos candidatos será feita com base na nota do Enem, considerando a ordem decrescente dos resultados. Segundo o edital nº 3/2025 do MEC, a prioridade será dada aos candidatos que:
- Nunca cursaram o ensino superior e ainda não usaram o Fies;
- Já utilizaram o financiamento, quitaram a dívida, mas não concluíram a graduação;
- Concluíram o ensino superior sem ter sido beneficiados pelo programa;
- Já receberam o financiamento, quitaram a dívida e concluíram a graduação.
O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 18 de fevereiro. Quem não for chamado nessa etapa entra automaticamente na lista de espera, podendo ser convocado entre 19 de fevereiro e 9 de abril.
Mais vagas ao longo do ano
O Fies terá uma segunda edição ainda em 2025, com a oferta de mais 44.867 vagas no segundo semestre. No ano anterior, mais de 50 mil estudantes foram contemplados pelo programa, sendo a maioria mulheres (68,23%) e pessoas negras ou pardas (56,1%).