O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está alertando os estudantes sobre o encerramento do prazo para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O prazo termina nesta sexta-feira, 6 , conforme informado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização da prova. As avaliações estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro, e não haverá prorrogação do prazo.
Pela primeira vez, os alunos da 3ª série do ensino médio matriculados em escolas públicas terão a inscrição pré-garantida no sistema. No entanto, é fundamental que esses estudantes confirmem o interesse acessando a Página do Participante, que é a única forma oficial de validar a inscrição.
Outra mudança importante para 2025 é o retorno da possibilidade de utilizar a nota do Enem como forma de obter o certificado de conclusão do ensino médio. Essa opção é válida para maiores de 18 anos que ainda não finalizaram essa etapa dos estudos. Nos últimos anos, esse tipo de certificação era feito exclusivamente pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Atendimento especializado deve ser solicitado na inscrição
Candidatos que necessitam de atendimento adaptado devem informar a condição especial no momento da inscrição e anexar os documentos necessários. Quem já teve o pedido aprovado em edições entre 2021 e 2024 e estiver solicitando o mesmo tipo de atendimento este ano, não precisa enviar novamente a documentação exceto em casos de classe hospitalar ou lactantes.
Entre os recursos de acessibilidade estão disponíveis a prova em Braille, intérprete de Libras, prova com letra ampliada, entre outros. Também é permitido o uso de itens próprios como máquina de escrever em Braille, sorobã, lupa, óculos especiais, e equipamentos médicos como medidor de glicose e bomba de insulina. Todos os objetos serão verificados pela equipe responsável na hora da prova.
Programa estadual oferece apoio na preparação
Para ajudar os alunos da rede pública a se prepararem, a Seduc desenvolveu o programa #TOnoEnem. A iniciativa inclui distribuição de materiais impressos, como cadernos pedagógicos, além da realização de simulados e aulões preparatórios. O objetivo é reforçar o desempenho dos estudantes tocantinenses na avaliação nacional.