O seu canal diário de Notícias
Senar

Urnas serão sorteadas para testes de autenticidade e integridade no 2º turno das eleições em Palmas

Serão sorteadas sete urnas eletrônicas entre as 629 seções eleitorais da capital para passarem pelos Testes de Autenticidade e de Integridade

 

O segundo turno das Eleições Municipais de 2024, realizado em Palmas, contará com ações específicas para assegurar a transparência e a integridade do processo eleitoral. Serão sorteadas sete urnas eletrônicas entre as 629 seções eleitorais da capital para passarem pelos Testes de Autenticidade e de Integridade.

O sorteio será conduzido no sábado, dia 26 de outubro, véspera da votação, às 7h, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Os testes ocorrerão no próprio dia da eleição, no domingo, 27.

Uma das urnas será selecionada para o Teste de Autenticidade. Esse procedimento acontece antes do início da votação, diretamente na seção eleitoral, com a presença de um juiz eleitoral, fiscais partidários e o presidente da mesa receptora de votos.

Durante o teste, são verificados os relatórios de controle, a conformidade dos procedimentos, a integridade dos programas instalados na urna eletrônica e a afixação dos lacres. Após essas verificações, a zerésima é impressa e a votação é oficialmente iniciada na seção.

Teste de Integridade

Seis urnas serão escolhidas para o Teste de Integridade, sendo que uma delas será auditada com a utilização da biometria. As urnas selecionadas serão encaminhadas para a Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, onde haverá uma equipe formada por servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público para conduzir o processo.

O objetivo desse teste é confirmar que os votos registrados nas urnas eletrônicas correspondem ao resultado final. O teste acontece simultaneamente à eleição oficial, entre 8h e 17h, e é aberto para a participação da comunidade.

Votação simulada

Durante o Teste de Integridade, uma votação simulada é realizada. Eleitores da comunidade preenchem cédulas de papel que são inseridas tanto no sistema auxiliar quanto na urna eletrônica. Os resultados de ambas as votações são então comparados para garantir a precisão do processo. Todo o procedimento é monitorado por auditores independentes e gravado para registro.

No primeiro turno

No primeiro turno, foram sorteadas 23 urnas eletrônicas em todo o estado, sendo 20 para o Teste de Integridade e três para o Teste de Autenticidade. No entanto, como o segundo turno ocorre apenas em Palmas, desta vez serão auditadas sete urnas, todas pertencentes à capital.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais