Nas eleições municipais de 2024, um total de 214 cidades brasileiras terá apenas um candidato a prefeito. De acordo com a legislação eleitoral, o candidato será considerado eleito se obtiver a maioria dos votos, e em casos de candidatura única, basta um voto para garantir a eleição, podendo este ser até mesmo do próprio candidato.
Entre as cidades com candidatura única, a maior concentração está no Rio Grande do Sul, que responde por 61% dos casos, com 43 cidades. Outros estados com grande número de cidades nessa situação são Minas Gerais (41), São Paulo (26) e Goiás (20). Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo e Roraima são os únicos estados sem candidaturas únicas registradas.
Tocantins se destaca na Região Norte
No estado do Tocantins, eleitores de sete cidades encontrarão apenas uma opção para prefeito nas urnas: Abreulândia, Goianorte, Santa Maria do Tocantins, Santa Rita do Tocantins, Sucupira, Tupirama e Tupiratins. Das 11 candidaturas únicas registradas na Região Norte, sete estão concentradas no Tocantins, tornando-o o estado de maior destaque na região.
Perfis dos candidatos no Tocantins
No Tocantins, a maioria dos candidatos únicos pertence ao partido Republicanos e está em busca da reeleição. Confira quem são os candidatos nas cidades com candidatura única:
- Abreulândia: Manoel Moura (PT), atual prefeito, é o único candidato.
- Goianorte: Maria de Jesus (Republicanos), conhecida como Nega, também busca a reeleição como única candidata.
- Santa Maria do Tocantins: Leonardo Noleto (Republicanos) é o único postulante ao cargo de prefeito.
- Santa Rita do Tocantins: Luciano Costa (PDT) é o único nome na disputa pela prefeitura.
- Sucupira: Divino Morais (Republicanos), atual prefeito, busca a reeleição sem concorrentes.
- Tupirama: Ormando Brito (Republicanos), também prefeito em exercício, é o único candidato.
- Tupiratins: Filomena Coelho (União Brasil), popularmente conhecida como Filó, busca se reeleger como a única candidata a prefeita da cidade.