Nessa quarta-feira, 3 , o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres (Republicanos), viajou para Bento Gonçalves (RS) junto com mais 12 deputados estaduais. O grupo participa da 28ª Conferência da Unale, evento que reúne parlamentares de todo o país para discutir o tema “Humanidade Conectada” até esta sexta-feira, 5.
Durante o encontro, os deputados vão mergulhar em discussões sobre tecnologia, sociedade e os desafios de conectar pessoas em um mundo cada vez mais digital. “No mundo digital em que vivemos, a discussão deste ano na Unale é muito necessária pois trabalhamos com nossas comunidades conectadas e precisamos estar antenados, buscar soluções para levar ao nosso Estado, melhorar a vida da nossa gente e cumprir nossa missão enquanto parlamentares. Sempre saímos da Conferência com muitos aprendizados e não tenho dúvidas que desta vez não será diferente”, avaliou Amélio Cayres.
O evento reúne deputados dos 27 estados e também especialistas em inovação, tecnologia, meio ambiente, sociologia e economia. Entre os temas, estão conectividade, sustentabilidade, eleições de 2026, uso de inteligência artificial no período eleitoral e a PEC da nova reforma administrativa.
A presidente da Unale, deputada Jocélia Oliveira Freitas (RJ), conhecida como Tia Ju, comentou sua gestão ao longo do ano e destacou a pouca presença feminina na política. “Nossa gestão ser resiliente, enfrentando desafios internos e externos, administrativos e políticos. Sou a quarta mulher a presidir a Unale em 29 anos e isso diz muito sobre o nosso país, temos o maior percentual de eleitoras mulheres mas apenas 18% de cargos políticos. Presidir a Unale não é apenas ocupar uma função, mas afirmar que a democracia brasileira ainda é muito desigual e precisamos reequilibra-la [enquanto deputados]”, disse ela.
Tia Ju também explicou por que o tema deste ano foi escolhido. “O tema escolhido ganha ainda mais força, pois nasce da realidade que vivemos em todo o país e também com a resiliência do povo gaúcho e de Bento Gonçalves, pois não é possível falar de futuro, de inovação, sem reconhecer as vulnerabilidades das cidades, não podemos falar de clima, sustentabilidade e emergências sem reconhecer a força da cooperação legislativa. Rio Grande do Sul se reinventou e tudo isso se transforma em política pública para os nossos Estados”.
A abertura teve a participação do educador e futurista Tiago Mattos, que falou sobre tendências globais e como elas podem ajudar os legisladores a melhorar o trabalho com a população. Também discursaram o presidente da comissão organizadora da Unale, deputado Vilmar Zanchin; o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza; o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira; e o presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, Pepe Vargas.
Durante a abertura, também começou a votação do Prêmio Assembleia Cidadã, que está na 6ª edição e reconhece práticas dos legislativos estaduais nas categorias “Gestão”, “Atendimento ao Cidadão” e “Projetos Especiais”. Os vencedores serão anunciados nesta sexta-feira, 5 , no encerramento da Conferência.







