Categorias: Política

Por 58 votos a 18, Senado aprova Zanin para o STF

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

Brasília, 21 de junho de 2023 – O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (21) a indicação do renomado advogado Cristiano Zanin Martins para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). Em uma votação secreta, o resultado final revelou 58 votos favoráveis à indicação e 18 contrários. O relator responsável pela análise da indicação presidencial foi o senador Veneziano Vital do Rêgo, do MDB-PB. Após a votação, será feita a comunicação formal à Presidência da República.

 

Durante o dia, Zanin passou por uma sabatina que durou mais de oito horas na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Durante o seu interrogatório, o advogado enfatizou a importância de respeitar as leis, a democracia e o estado democrático de direito.

 

“O meu posicionamento sempre foi o mesmo, a favor da Constituição, das garantias individuais, do amplo direito de defesa e do devido processo legal. Para mim, só existe um lado; o outro é representado pela barbárie e pelo abuso de poder. Sinto-me honrado e humilde, e estou confiante de que possuo a experiência necessária para, uma vez aprovado por esta Casa, julgar temas relevantes e de extrema importância para a nossa sociedade”, afirmou Zanin durante a sabatina.

 

Vários senadores elogiaram a indicação de Zanin, ressaltando sua carreira jurídica exemplar. Entre os que apoiaram a escolha estavam os senadores Weverton, do PDT-MA, Fabiano Contarato, do PT-ES, Rogério Carvalho, do PT-SE, e Davi Alcolumbre, do União-AP, que também é presidente da CCJ. Por outro lado, alguns senadores declararam voto contrário à indicação, como Sérgio Moro, do União-PR, Magno Malta, do PL-ES, e Jaime Bagattoli, do PL-RO.

Advogado, Cristiano Zanin; Durante sabatina para indicado do cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). (Foto Lula Marques/ Agência Brasil.)
Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida