Política

Ministra do Planejamento Simone Tebet destaca participação popular e infraestrutura no Plano Plurianual (PPA) do Tocantins

Publicado por
Flávia Ferreira

 

Aconteceu nesta sexta-feira, 16, no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, a plenária tocantinense do Plano Plurianual (PPA) promovida pelo Governo Federal. O Plano Plurianual (PPA) tem como propósito estabelecer as prioridades nacionais para os próximos quatro anos, programando os caminhos para seu êxito. A partir desse plano, são formuladas leis orçamentárias que incorporam os objetivos dos programas prioritários.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), juntamente com a prefeita de Palmas, Chintia Ribeiro (PSDB), a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Macedo, e o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), concederam uma entrevista à imprensa horas antes do início do evento oficial.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, defendeu que a participação do povo será crucial nesses anos,” Este é o PPA mais participativo na história do Brasil, porque pela primeira vez a população vai poder votar em propostas que estão apresentadas e existem 28 programas e se nenhum  satisfizer, poderão votar em três dos 28 e ainda apresentar novas propostas”, disse a ministra.

Simone Tebet afirmou também, que tudo isso será compilado e apresentado ao Congresso Nacional em forma de um projeto de lei (PL).  “Por determinação constitucional tem que ser votado pelo Congresso e a partir disso, o presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva e todos os ministros buscarão recursos para tirar do papel todas os programas para o bem das pessoas,” argumentou.

A ministra ainda salientou que as maiores demandas do Tocantins são de logística, pois visa interligar o estado com todo o Brasil, já que o estado mais novo da federação tem uma posição estratégica muito importante , porque liga o norte do Brasil ao sul e sudeste e todo o pais, por isso entre outras coisas as  maiores demandas são em relação a infraestrutura, segundo Tebet.

 

 

 

 

 

 

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT