Política

Governador Wanderlei Barbosa inspeciona obras da Escola Estadual em Buritirana, impulsionando educação na região

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

Na tarde desta sexta-feira, 2 de fevereiro, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, visitou as obras em andamento da Escola Estadual localizada em Buritirana, distrito situado a 75 km de Palmas. Acompanhado pelo secretário executivo da Educação (Seduc), Edinho Fernandes, a inspeção ocorreu após a agenda oficial de Barbosa com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no município de Ponte Alta do Tocantins.

As obras, iniciadas em 21 de novembro de 2022 pelo Governo do Estado, já se encontram com mais de 50% de conclusão, conforme destacado pelo governador durante a visita. Barbosa ressaltou a importância da nova estrutura para a comunidade local, afirmando: “Estamos com mais de 50% das obras concluídas e em breve iremos entregar mais uma estrutura que valoriza a educação no nosso Estado”.

Além disso, o governador anunciou que a Escola Estadual de Buritirana adotará uma abordagem educacional especializada, alinhada às potencialidades agrícolas da região. “Essa escola terá local para prática esportiva, refeitório, seis salas de aula e ambiente para fazer o dormitório dos alunos, pois, como informei, a modalidade de ensino nesta unidade será diferenciada”, explicou Barbosa durante a visita.

Edinho Fernandes, secretário executivo da Seduc, endossou a iniciativa, destacando a relevância de adaptar o ensino às características locais: “É uma região muito forte na agricultura e que merece uma escola como essa. Iremos apresentar todo o projeto ao governador e aqui deve funcionar uma unidade de ensino agrícola, modelo semi-internato, com cursos profissionalizantes, dentro da vocação dessa região”.

Os moradores de Buritirana também expressaram sua satisfação com a construção da nova escola. Cleyde Viana Carmelio, residente local e mãe de dois filhos adolescentes, compartilhou sua alegria: “É algo muito bom para a gente, porque nossos filhos dependem da escola de Taquaruçu, então acaba sendo dificultoso. Meu filho vai e eu tenho uma preocupação com relação a isso, e tendo uma escola aqui em Buritirana os nossos filhos vão estudar mais próximo da gente”.

A Escola Estadual em Buritirana seguirá o padrão das unidades estaduais, contando com seis salas de aula, bloco de refeitório, quadra poliesportiva coberta, além de medidas de segurança como combate a incêndio e pânico, e urbanização. O investimento totaliza R$ 5.898.000,00 e faz parte das ações do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe).

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida