Governador do Tocantins inaugura ETE Lontra, a maior Estação de Tratamento de Esgoto do estado

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, desempenhou um papel de destaque na inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lontra, um marco para o estado. O evento ocorreu nesta quarta-feira, 18, na cidade de Araguaína, marcando a implantação da maior ETE do Tocantins. A BRK Ambiental, a concessionária responsável pelo saneamento básico no município, apresentou uma tecnologia inovadora, já adotada em países como Holanda, África do Sul, Irlanda, Portugal, Austrália, Inglaterra, China e Polônia. Este avanço tecnológico posicionará Araguaína como uma referência no tratamento de esgoto para as regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Durante a cerimônia, Wanderlei Barbosa ressaltou a importância desta obra para o progresso do saneamento básico em Araguaína e lembrou do apoio essencial prestado pelo governo estadual à BRK Ambiental. “Fico muito feliz com o investimento realizado em Araguaína, com nosso apoio, por meio de licenciamentos, e tudo aquilo que pudemos fazer até aqui. Continuaremos trabalhando juntos para fornecer à população tocantinense todo o saneamento básico necessário”, enfatizou o governador. Na mesma ocasião, Barbosa fez um pedido à BRK para que a taxa de esgoto no Tocantins seja equiparada à dos demais estados da região Norte.

José Mário Ribeiro, diretor-presidente da BRK no Tocantins e no Pará, explicou os benefícios da tecnologia adotada na ETE Lontra: “Com a inauguração desta ETE, alcançamos uma capacidade de tratamento de 395 litros por segundo, devolvendo água tratada com padrão de eficiência altíssima, em torno de 99% de carga orgânica para o Rio Lontra e para a baixada do Norte. A tecnologia utilizada na ETE Lontra é holandesa, sendo a primeira das regiões Norte e Nordeste, e a quarta no Brasil, tornando este empreendimento um divisor de águas.”

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, reforçou a importância da ETE Lontra para o desenvolvimento do município. “Todos nós, aqui presentes, dependíamos dessa unidade. Sem ela, Araguaína não tinha condições de permanecer crescendo”, afirmou o prefeito. Wagner Rodrigues concluiu seu discurso agradecendo a todos os envolvidos na realização da obra, destacando o compromisso com a qualidade de vida dos cidadãos locais.

A ETE Lontra, segundo informações da BRK Ambiental, emprega um sistema que utiliza a tecnologia de tratamento por meio de biomassa granular aeróbia, transformando o lodo do esgoto em grânulos facilmente decantáveis. Essa abordagem, de base biológica, dispensa o uso de produtos químicos, resultando em um tratamento de esgoto mais eficiente e sustentável. A inauguração da ETE Lontra marca um avanço significativo no saneamento básico de Araguaína e estabelece um novo padrão para as regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida