Política

Governador do Tocantins destaca ações sustentáveis na COP-28 e antecipa desafios para a COP-30

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

Na tarde desta segunda-feira, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP-28), o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou ativamente do painel intitulado “Transição econômica para a Amazônia: desenvolvimento socioeconômico de baixas emissões”. Ao lado de representantes dos nove estados que compõem o Consórcio Amazônia Legal, Barbosa lançou o planejamento estratégico do consórcio, enfocando temas cruciais para a região.

Em seu discurso, o governador ressaltou a urgência de discutir os desafios ambientais enfrentados pelos estados, destacando a tempestade recente que atingiu Palmas, resultando em danos significativos. “Eu não venho a uma COP para maquiar problemas que nós temos, principalmente, de caráter ambiental. Nós temos que falar daquilo que acontece em nossos estados e buscar soluções, porque em breve estaremos sediando a COP-30”, enfatizou Barbosa.

Abordando a realidade do Tocantins, que abriga 92% de seu território no bioma Cerrado, o governador destacou a expansão da produção agrícola de maneira sustentável. Ele ressaltou que o crescimento econômico não deve ser sinônimo de desmatamento irresponsável, afirmando: “Cada um de nós, entes federativos, tem um perfil, e nós já sentimos o peso dessas mudanças climáticas.”

Barbosa anunciou a assinatura recente do pacto pelo desmatamento zero com as federações agrícolas do estado, demonstrando o comprometimento do Tocantins com a preservação ambiental. “O Tocantins já tem contrato firmado com empresas patrocinando projetos nas comunidades quilombolas e indígenas. Nós temos que nos integrar”, afirmou o governador.

Ao antecipar a COP-30, programada para ocorrer em Belém/PA em 2025, Barbosa enfatizou que o evento será um desafio para o Brasil, proporcionando a oportunidade de discutir práticas sustentáveis na produção de alimentos e políticas para evitar a exploração ambiental.

Além da participação no painel de segunda-feira, Wanderlei Barbosa esteve presente no fim de semana no debate sobre “Caminhos para a COP 30: desenvolvimento socioeconômico sustentável para a Amazônia integrada e competitiva”. O encontro contou com a presença de outros líderes, incluindo o governador do Amazonas, Wilson Lima, e autoridades de diversos estados.

A COP-28, sediada em Dubai, nos Emirados Árabes, entre 30 de novembro e 12 de dezembro, reúne líderes globais, pesquisadores e influenciadores para discutir estratégias de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, preservação da biodiversidade e desenvolvimento de práticas agrícolas sustentáveis, além da descarbonização da atividade econômica.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida