Na tarde dessa quarta-feira 1º de janeiro, Eduardo Siqueira Campos (Podemos) foi oficialmente empossado como prefeito de Palmas em uma cerimônia marcada por discursos emocionados e o anúncio de ações imediatas. O evento, realizado na praça do Espaço Cultural, contou com a transmissão da faixa por Cinthia Ribeiro (PSDB), que encerra sua gestão com palavras de gratidão e um tom de despedida esperançoso.
Primeira prefeita reeleita da capital, Cinthia Ribeiro utilizou o momento para reforçar seu compromisso com a cidade durante seus anos de gestão. “Ao transmitir essa faixa tenho a certeza que nasce um tempo novo sobre essa cidade e, mais do que isso, nasce um tempo novo de reafirmação daquilo que temos como caráter nobre: gratidão e lealdade, e isso é para poucos, meus amigos. Desejo que toda a população de Palmas entenda: desfeitos os palanques, nós governamos para todos. Eduardo governará para aqueles que votaram neles e para aqueles que não votaram também”.
Cinthia também elogiou a equipe que deixa para o novo prefeito, chamando-a de “o melhor time de servidores do Brasil”, e agradeceu aos palmenses pela oportunidade de liderar a capital. Antes de encerrar sua fala, deixou uma mensagem simbólica: “Não é um adeus, é um até logo!”.
Eduardo Siqueira: “O verdadeiro poder vem do povo”
No discurso de posse, Eduardo Siqueira Campos agradeceu aos eleitores e refletiu sobre a campanha política que o levou ao cargo. Ele destacou que o resultado eleitoral foi um reflexo da força da história e da conexão com o povo, e não do uso de recursos financeiros. Ficou claro nesta campanha que 32 segundos valem mais do que seis minutos (referindo-se ao tempo de televisão), quando eles carregam história e não dinheiro”.
Eduardo também anunciou suas primeiras medidas, assinando decretos que visam implementar ações sociais, como a tarifa zero no transporte público durante janeiro e estudos para apoiar famílias de crianças neurodivergentes.
Primeiras medidas e foco em obras estruturantes
Entre os decretos assinados, destacam-se:
- Tarifa zero no transporte público coletivo em janeiro;
- Estudos para o Programa Social Passageiros do Futuro, que atenderá 15 mil crianças;
- Análise para implantar auxílio financeiro às famílias de crianças neurodivergentes em situação de vulnerabilidade.
Eduardo também direcionou esforços para grandes obras. No prazo de 90 dias, a Secretaria de Infraestrutura deverá apresentar projetos como:
- Prolongamento e duplicação da Avenida Teotônio Segurado até a Vila Agrotins;
- Construção de uma ponte no Setor Bertaville;
- Novo acesso ao Setor Água Fria e região;
- Reforma das praias das Arnos, Graciosa, Prata, Buritis e Caju;
- Recuperação do Kartódromo Rubens Barrichello.
Secretariado: gestores em sintonia com a rua
Em seu discurso, Eduardo enfatizou que deseja secretários próximos das demandas da população. “Secretário meu tem que ir para a rua, tem que ir para a UPA, atrás do prefeito”, afirmou.
Entre os nomes anunciados estão, Ronaldo Dimas, ex-prefeito de Araguaína, que assume a Secretaria de Planejamento Urbano, e Solange Duailibe, ex-vereadora, que será responsável pela Secretaria da Mulher, Sérgio Vieira Marques no cargo de secretário de Governo , Glauber Santana Aires no cargo de secretário de Finanças, Paulo César Monteiro da Silva no cargo de secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Renato de Oliveira no cargo de Procurador Geral de Palmas, Élcio de Souza Mendes no cargo de secretário de Comunicação, André Fagundes no cargo de secretário de Planejamento, Orçamento e Licitações, Raimundo Negreiros (ex-vereador Major Negreiros) no cargo de secretário de Agricultura e Serviços do Interior, Israel Henrique de Melo Sousa no cargo de secretário de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária, Ana Paula Setti Nogueira no cargo de presidente da Agência Municipal de Turismo.
Outras nomeações incluem:
- Rolf Costa Vidal (Casa Civil);
- Débora Guedes (Educação);
- Poliana Marques (Ação Social);
- Ana Grabriela Siqueira Campos (Proteção e Bem-Estar Animal);
- Vicente Alves de Oliveira (Secretaria de Representação em Brasília).
- Lucielia de Aquino Ramos (Luara) presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP)
- Juniel Carvalho de Sousa presidente da Fundação de Juventude de Palmas
- Gilmar Fernandes Cunha comandante da Guarda Metropolitana de Palmas
- José Eduardo de Azevedo secretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos
- Ana Maria Monteiro de Castro secretária de Articulação Comunitária