O seu canal diário de Notícias

Caravana Federativa chega ao Tocantins para fortalecer diálogo entre Governo Federal e estados

Evento promovido pelo Ministério das Relações Institucionais reúne lideranças regionais e gestores públicos em Palmas para discutir programas e serviços federais

Na manhã desta quinta-feira, 9, o Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, em Palmas, foi palco do lançamento da 4ª edição da Caravana Federativa. O evento, promovido pelo Ministério das Relações Institucionais, contou com a presença do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e representantes ministeriais, marcando um importante passo na aproximação do Governo Federal com estados e municípios de todo o país.

A Caravana Federativa percorre as unidades federativas como símbolo de diálogo e integração, proporcionando a líderes regionais e gestores públicos a oportunidade de terem contato direto com programas, ações e serviços prestados por todos os ministérios do Governo Federal, assim como órgãos, autarquias e bancos públicos, em um único local.

De janeiro a setembro de 2023, nove programas sociais foram retomados e estão sendo apresentados durante a Caravana Federativa, evidenciando o compromisso do Governo em fortalecer o pacto federativo. O evento, que acontece nos dias 9 e 10 de novembro, mobilizou o quadro técnico do Governo do Tocantins e aponta para a possível resolução de pendências entre União, Estado e municípios.

O governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da iniciativa: “Tenho visto essa preocupação do Governo Federal de ir aos estados para discutir aquilo que precisa ser feito. São escolas, creches e rodovias eleitas como prioridade, como a BR-010 e a BR-235”. Barbosa ressaltou que a Caravana proporciona a oportunidade de debater com o Governo Federal as prioridades do estado e municípios.

O secretário-executivo de Relações Institucionais, Olavo Noleto, expressou seu orgulho pela parceria com o governador e prefeitos do Estado, assegurando que nenhum município ficará sem atendimento. “Aqui, o pacto federativo brasileiro se fortalece por meio dos atendimentos, da capacitação e do diálogo”, afirmou.

André Ceciliano, secretário especial adjunto de assuntos federativos da Secretaria de Relações Institucionais, destacou a natureza resolutiva da Caravana. “A união entre os governos federal, estadual e municipal é fundamental para que possamos ter outro dinamismo na resolução dos problemas na ponta”, afirmou.

A quarta edição da Caravana Federativa é parte de uma série de eventos que percorrerão todas as unidades federativas. O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Talismã, Diogo Borges, ressaltou a importância da iniciativa para resolver pendências que impactam o desenvolvimento dos municípios.

A assistente social Valdirene Paixão Moreira Silva, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Colméia, destacou a oportunidade única que a Caravana proporciona aos municípios para obter orientações e informações com os ministérios e estabelecer conexões para futuros recursos públicos.

Esta edição da Caravana Federativa, que acontece nos dias 9 e 10 de novembro em Palmas, é a quarta de uma série que já passou por Salvador/BA, Rio de Janeiro/RJ e Porto Alegre/RS, reunindo ministérios, bancos públicos, autarquias e outros órgãos públicos, com o objetivo de fortalecer o diálogo e a integração entre o Governo Federal e as unidades federativas do Brasil. As próximas edições estão programadas para os dias 23 e 24 de novembro no Maranhão e 7 e 8 de dezembro no Ceará.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais