Aleto lança app que mostrará em tempo real os gastos das emendas individuais dos deputados

Aleto lança app que mostra em tempo real os gastos das emendas individuais dos deputados
Foto: Koró Rocha

 

Um novo aplicativo da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), apresentado nessa terça-feira, 25, vai permitir que a população acompanhe, de forma prática e em tempo real, o uso das emendas individuais impositivas. A ferramenta será disponibilizada em breve no Portal da Transparência da Casa.

Com a novidade, a população poderá saber quanto cada deputado destinou, quanto já foi empenhado, quanto foi pago e quais órgãos ou entidades foram beneficiados. O sistema reúne todas as informações das emendas dos 24 parlamentares, reunindo dados que antes só eram acessíveis de forma mais complexa.

O lançamento faz parte de medidas da Aleto para fortalecer o controle social. No fim de outubro, o Parlamento aprovou a criação da Diretoria de Acompanhamento da Execução das Emendas Individuais Impositivas, responsável por gerir o app e acompanhar a execução das emendas ao longo do ano, em parceria com a Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle.

Regras claras e obrigatórias

Além disso, a Casa regulamentou, por meio de projeto de resolução, dispositivos da Constituição Estadual que estabelecem critérios de informatização e publicação. Agora, informações como nome do parlamentar, justificativa da emenda, órgão beneficiário e valores terão divulgação obrigatória e acessível.

Limites das emendas

Conforme a Emenda Constitucional nº 55/2024, o total das emendas impositivas corresponde a 1,73% da Receita Corrente Líquida do ano anterior. Desse total, 25% precisam ser aplicados obrigatoriamente na área da Saúde.

 

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias