Aleto aprova inclusão de 10 novos municípios na Região Metropolitana de Palmas

 

Os deputados estaduais do Tocantins aprovaram nessa quarta-feira, 2 , dois projetos de lei que mudam as regras da Lei Complementar nº 90/2013. Essa lei é a que criou oficialmente a Região Metropolitana de Palmas, formada por municípios que se organizam juntos para planejar melhorias em áreas como transporte, meio ambiente, saúde e outros serviços públicos.

Com a nova decisão da Assembleia, mais 10 cidades passam a integrar essa área metropolitana. São elas:
Chapada de Areia, Cristalândia, Divinópolis, Lagoa da Confusão, Lizarda, Mateiros, Monte Santo, Ponte Alta do Tocantins, Rio Sono e São Félix do Tocantins.   Esses municípios se juntam aos outros 21 que já fazem parte da Região Metropolitana de Palmas, como Miracema, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Lajeado.

A proposta principal de mudança foi enviada pelo governador Wanderlei Barbosa, com o objetivo de atualizar e melhorar o texto da lei original. O projeto teve o apoio dos parlamentares e passou por ajustes antes da votação final.

Além disso, os deputados também apresentaram sugestões por meio de um outro projeto, que foi analisado em conjunto com o do Executivo. Entre os parlamentares que contribuíram com essas emendas estão Valdemar Júnior, Professora Janad Valcari e Nilton Franco.

As cidades indicadas por Valdemar Júnior foram: Lizarda, Mateiros, Ponte Alta, Rio Sono e São Félix do Tocantins. Já Nilton Franco e Janad Valcari sugeriram a inclusão de: Chapada de Areia, Monte Santo, Divinópolis, Cristalândia e Lagoa da Confusão.

O que é e para que serve uma região metropolitana

A Região Metropolitana é uma área formada por várias cidades vizinhas que se unem para planejar juntas ações que afetam a população de forma coletiva. Isso ajuda, por exemplo, a organizar melhor o transporte entre as cidades, a coleta de lixo, o saneamento básico e a preservação do meio ambiente.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Com quase 10 anos de experiência em comunicação, Flávia exerceu diversas funções ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentou o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Flávia é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]

Lototins expande operação para Araguaína e planeja levar pontos de atendimento a todos os municípios do Tocantins

  Após iniciar operações em Palmas, a Lototins foca agora em Araguaína, no norte do Tocantins, expandindo sua atuação com comerciantes e empreendedores parceiros nesta semana. “Já estamos de forma online em todo o Tocantins. E o nosso departamento comercial busca parcerias com comerciantes e empreendedores que queiram ter mais essa opção em seus estabelecimentos. […]