O Ministério da Educação (MEC) anunciou que o prazo para as matrículas ou registros acadêmicos nas universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025, foi estendido até o dia 3 de fevereiro. O prazo original para o término das inscrições era 31 de janeiro.
Após um atraso de um dia, o MEC publicou, na segunda-feira, 27 , no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, o resultado da primeira chamada regular do Sisu 2025. Inicialmente, a divulgação estava prevista para domingo, 26 , conforme o edital do processo seletivo.
Até o momento, o MEC ainda não divulgou as novas datas para as etapas seguintes do processo seletivo, como o período para manifestação de interesse na lista de espera, que será aberta aos candidatos não selecionados na primeira chamada. Também não foi definida a nova data para a convocação dos estudantes que integrarem a lista de espera.
Lista de espera poderá ser utilizada durante o ano
A lista de espera poderá ser usada pelas universidades participantes ao longo de 2025 para preencher vagas que não forem ocupadas na primeira chamada. A retificação do edital, que pode incluir essas novas datas, está prevista para ser publicada em uma edição extra na terça-feira, 28.
Vagas ofertadas pelo Sisu em 2025
Nesta edição do Sisu, o MEC oferece 261.779 vagas distribuídas em 6.851 cursos de graduação, disponíveis em 124 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil. O Sisu, que reúne vagas das universidades e institutos federais, visa ampliar o acesso ao ensino superior público no país.
Como funciona o Sisu
Desde 2010, o Sisu reúne vagas de instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil. A maioria das vagas é oferecida por universidades e institutos federais. O processo seletivo é baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), respeitando o número de vagas disponíveis e as modalidades de concorrência.
Dúvidas sobre o Sisu
Para mais informações sobre o Sisu, os candidatos podem entrar em contato diretamente com as instituições de ensino. Em caso de outras dúvidas, o MEC oferece atendimento através do telefone 0800 61 61 61.