O seu canal diário de Notícias

Menor que está sob guarda de titular de plano de saúde deverá ser equiparado a filho natural

Decisão foi tomada pela Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

O menor que está sob a guarda judicial do titular de um plano de saúde deverá ser equiparado a filho natural, colocando a operadora a obrigação de estra inscrevendo o mesmo sob a condição de dependente natural, e não de agregado. A decisão foi reafirmada pela Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Conforme apurado, o colegiado deu provimento ao recurso especial para determinar que seja feita a inscrição de uma criança sob a guarda da avó em seu plano de saúde, sob a condição de dependente natural, sem a cobrança de custos adicionais do dependente inscrito como agregado.

Levando em conta o parágrafo terceiro do artigo 33 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Jurisprudência decidiu que o menor que está sob guarda é tido como dependente, para todos os fins e efeitos de direito, inclusive previdenciários.

Consta nos documentos que deram origem ao caso, onde uma criança, representada pela avó detentora da guarda, acionou a Justiça para garantir que o menor seja incluso no plano de saúde como dependente natural.

Tal pedido foi negado em primeira e segunda instâncias. E seu entendimento, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) entendeu, afirmou que a operadora não poderia ser obrigada a oferecer serviços sem a respectiva contrapartida financeira e que não houve violação aos direitos da criança com a negativa.

Em justificativa, a ministra Nancy Andrighi, apontou a decisão do tribunal estadual destoa do entendimento do STJ. O conceito de dependente para todos os fins já foi firmado pelo tribunal, inclusive, sob o rito dos recursos repetitivos incluídos no Tema 732.

“Sob essa perspectiva, a Terceira Turma, após analisar a situação análoga à dos autos, considera que o menor sob guarda judicial ao filho natural, impondo à operadora a obrigação de inscrevê-lo como dependente natural e não como agregado do guardião, titular do plano de saúde”, afirmou.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais