Homem que tentou matar ex a pauladas e facadas enquanto ela amamentava bebê é condenado a 12 anos de prisão

Homem que tentou matar ex a pauladas e facadas enquanto ela amamentava bebê no norte do Tocantins é condenado a 12 anos
Foto: Reprodução

 

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) obteve a condenação de Vanilson Alves dos Santos a 12 anos, um mês e seis dias de prisão, em regime fechado. O julgamento aconteceu no dia 4, no Tribunal do Júri da Comarca de Tocantinópolis. Ele foi responsabilizado pela tentativa de feminicídio contra sua ex-companheira. A acusação foi conduzida pelo promotor de Justiça Charles Miranda Santos.

O Conselho de Sentença aceitou as teses apresentadas pelo MPTO, reconhecendo que o crime teve motivação de gênero ou seja, foi praticado por razões da condição de sexo feminino e que o agressor usou meios que dificultaram a defesa da vítima.

Na sentença, o juiz determinou o pagamento de R$ 50 mil à vítima como indenização por danos morais. O réu não poderá recorrer em liberdade, permanecendo preso de forma preventiva para garantir a aplicação da pena. A decisão ainda é passível de recurso.

Crime ocorreu em povoado da zona rural

De acordo com a denúncia apresentada pelo MPTO, o crime aconteceu em 21 de fevereiro de 2016, em um povoado na zona rural de Tocantinópolis. Vanilson não aceitava o fim do relacionamento com a ex-companheira, com quem tinha um filho. O Ministério Público destacou que ele já havia ameaçado a mulher, afirmando que “preferiria vê-la morta a vê-la com outra pessoa”.

Ataque aconteceu durante a madrugada

Na madrugada do crime, o agressor afiou uma faca dizendo que iria descascar uma laranja. Ele esperou que a mulher dormisse em uma rede, enquanto amamentava uma bebê recém-nascida de outro relacionamento. Em seguida, se aproximou e desferiu uma forte pancada na cabeça dela com um pedaço de pau, derrubando-a da rede.

Vítima protegeu bebê durante o ataque

Mesmo após o golpe, o homem continuou o ataque, desferindo vários golpes de faca contra a vítima. Durante a agressão, ele exigiu que a mulher entregasse a criança “para matá-la”. A mãe tentou proteger a bebê com o próprio corpo, sofrendo ferimentos profundos.

Perseguição e socorro

Ainda segundo a denúncia, a mulher conseguiu fugir e correr em busca de ajuda. O agressor tentou alcançá-la de motocicleta, mas ela conseguiu chegar até a casa do pai e pedir socorro. O laudo pericial confirmou sete ferimentos e uma deformidade permanente resultante das agressões.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias