O seu canal diário de Notícias

Estagiária é condenada por falsificação de assinatura em petição jurídica; veja detalhes do caso

Além da falsificação da assinatura, a ré também se fez passar por advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mesmo estando inscrita apenas como estagiária na época

 

A condenação de uma mulher acusada de apresentar documento particular falso foi mantida pela 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). O caso envolve uma petição inicial que continha a assinatura de um advogado, utilizada para ingressar com uma ação de benefício previdenciário contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em nome de uma terceira pessoa. Além da falsificação da assinatura, a ré também se fez passar por advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mesmo estando inscrita apenas como estagiária na época.

Na apelação, a acusada solicitou a desclassificação do crime para exercício ilegal da profissão de advocacia, alegando falta de provas, pois não foi realizada perícia grafotécnica na assinatura para identificar a autoria. Ela afirmou ter agido apenas como estagiária, sem conhecimento da prática do delito de falsidade.

O relator do caso, desembargador federal Ney Bello, rejeitou a alegação de ausência de materialidade do delito devido à falta de perícia técnica. E argumentou que a falsidade da assinatura foi comprovada por outros elementos de prova, dispensando o exame pericial. O relator destacou a intenção da ré em falsificar documento público para obter vantagem ilícita, prejudicando terceiros, justificando a manutenção da condenação.

O desembargador concluiu que a conduta de falsificar a assinatura de um advogado para ajuizar uma ação cível caracteriza o delito de falsidade, pois a intenção da ré não era apenas o exercício irregular da profissão de advogada, mas sim criar a impressão de que um advogado habilitado atuava no caso.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais