Após Goiás acionar o STF, Tocantins reúne especialistas para blindar divisa entre os dois estados

Após Goiás acionar o STF, Tocantins reúne especialistas para blindar divisa entre os dois estados
Foto: Divulgação

 

O Governo do Tocantins instituiu o Grupo de Trabalho Interinstitucional de Defesa Territorial (GTIDT–ACO 3734) por meio da Portaria PGE/GAB/SPI Nº 240/2025. Esse grupo será responsável por reunir, analisar e consolidar documentos cartográficos, fundiários, técnicos e jurídicos que vão embasar a defesa do Estado na Ação Cível Originária (ACO) nº 3.734, movida por Goiás no Supremo Tribunal Federal (STF).  A ação discute a linha de divisa entre os dois estados.

Segundo o governo, a criação do GT atende à necessidade de fortalecer a base técnica de defesa em um processo que envolve questões históricas, administrativas e geográficas.

“O Tocantins atuará com firmeza e total embasamento técnico para defender seus limites territoriais. A criação do grupo reflete nosso compromisso com uma defesa responsável, qualificada e estratégica”, afirma o procurador-geral do Estado, Nivair Vieira Borges.

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) participa com:

  • Ana Flávia Cavalcante – subprocuradora de Patrimônio Imobiliário

  • Elfas Elvas – subprocurador do Estado em Brasília

  • Thiago Emanoel – procurador do Estado

  • Rafael da Rocha Rezende – analista técnico-jurídico

Órgãos parceiros na elaboração dos estudos

  • Instituto de Terras do Tocantins (Itertins)

  • Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot)

  • Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan)

A atuação conjunta tem como foco a elaboração dos estudos necessários para subsidiar a defesa técnica.

Consultorias e especialistas poderão ser acionados

A Portaria também permite que o grupo solicite apoio de outros órgãos ou especialistas externos quando houver necessidade.  O objetivo é garantir que os argumentos técnicos e jurídicos apresentados ao STF estejam completos e sólidos, reforçando o compromisso do Estado com a proteção de sua integridade territorial.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias