24 membros de facção criminosa são condenados a mais de 26 anos de prisão após onda de crimes em Augustinópolis

 

Uma facção criminosa responsável por uma série de crimes, incluindo tráfico de drogas e execuções em Augustinópolis no segundo semestre de 2022 foi desarticulada pela Polícia Civil do Tocantins. Vinte e quatro integrantes da organização foram condenados a penas que ultrapassam 26 anos de reclusão.

“Em meados de 2022, a cidade de Augustinópolis sofreu com uma repentina série de crimes praticados por essa organização criminosa oriunda do Maranhão”, destacou o delegado-chefe da 12ª Delegacia de Polícia (DP) de Augustinópolis, Jacson Wutke.

A facção atuava principalmente no tráfico de drogas, mas também realizou execuções de rivais e postava as filmagens nas redes sociais para aterrorizar a população e reafirmar sua “autoridade” no submundo do crime.

OPERAÇÃO ABSTERGE

Diante da situação, a Polícia Civil do Tocantins deflagrou a Operação Absterge, mobilizando mais de 100 agentes da segurança pública. A ação contou com o apoio do Ministério Público do Tocantins, Polícia Militar, Polícia Penal e Centro Tático Aéreo (CTA).

MAIS DE 60 MANDADOS CUMPRIDOS E APREENSÕES

Ao todo, foram cumpridos mais de 60 mandados judiciais, 31 pessoas foram presas, diversas armas de fogo e drogas foram apreendidas, além de outros objetos de interesse para a investigação.

CONDENAÇÕES 

Após o devido processo legal, a Vara Criminal da Comarca de Augustinópolis, por sentença assinada pelo juiz Alan Ide Ribeiro da Silva, condenou todos os integrantes da facção pelos crimes de organização criminosa, associação para o tráfico e outros. As penas variam entre 18 anos e quatro meses a 26 anos, cinco meses e 15 dias de reclusão, além de multa.

O delegado Jacson Wutke, responsável pela Operação Absterge, ressaltou que as condenações são resultado do excelente trabalho investigativo da Polícia Civil, com o apoio das demais forças de segurança, do Poder Judiciário e do Ministério Público.

“Mais que trazer respaldo à atuação das forças de segurança pública, o pronunciamento do Poder Judiciário, com a condenação de todos os integrantes da organização criminosa, mostra que, aqui, efetivamente vivemos sob o império da lei. Não há e jamais haverá espaço para o crime em Augustinópolis ou qualquer parte do território tocantinense. É, sem dúvida, uma resposta à altura dos graves crimes praticados em nossa comunidade”, finalizou o delegado.

Todos os réus estão presos em diversas Unidades Penitenciárias do Estado do Tocantins desde a deflagração da operação, sendo negado o direito de recorrerem da sentença condenatória em liberdade.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Com quase 10 anos de experiência em comunicação, Flávia exerceu diversas funções ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentou o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Flávia é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]

Lototins expande operação para Araguaína e planeja levar pontos de atendimento a todos os municípios do Tocantins

  Após iniciar operações em Palmas, a Lototins foca agora em Araguaína, no norte do Tocantins, expandindo sua atuação com comerciantes e empreendedores parceiros nesta semana. “Já estamos de forma online em todo o Tocantins. E o nosso departamento comercial busca parcerias com comerciantes e empreendedores que queiram ter mais essa opção em seus estabelecimentos. […]