Senar

Inep disponibiliza Cartão de Confirmação da Inscrição do Enem 2024; confira como acessar e detalhes das provas

O cartão também permite que o inscrito indique se precisa de atendimento especializado ou se utilizará nome social, caso necessário

 

Nesta terça-feira, 22 , o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou o Cartão de Confirmação de Inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Neste documento, os estudantes podem verificar informações importantes, como o local de prova, o número de inscrição e o horário das provas.

O cartão também permite que o inscrito indique se precisa de atendimento especializado ou se utilizará nome social, caso necessário.  Os alunos podem consultar o cartão na página do participante do Enem. Para isso, é preciso fazer login no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

Se o estudante não se lembrar da senha, ele pode recuperá-la nesse mesmo portal, informando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e escolhendo a opção “esqueci minha senha”.

Dias de prova e conteúdo

Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda que os participantes levem o cartão nos dias das provas, que serão realizados nos domingos 3 e 10 de novembro.  No primeiro dia do Enem, além da redação, os alunos responderão às questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, além de ciências humanas e suas tecnologias.

No segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Ao todo, os participantes responderão a 45 questões em cada área.

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio tem como objetivo avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica. Desde sua criação, há mais de 20 anos, tornou-se a principal forma de ingresso na educação superior no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e programas como o Universidade para Todos (Prouni).

Universidades públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar alunos, e os resultados podem ser um critério único ou complementar nos processos seletivos. Além disso, as notas do Enem também são utilizadas para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem podem ser utilizados em processos seletivos de instituições de ensino superior em Portugal que possuem convênios com o Inep, facilitando o acesso dos estudantes brasileiros que desejam cursar a graduação no país europeu.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais