O seu canal diário de Notícias

Presidente Lula sanciona lei de reforma do ensino médio com veto ao Enem; entenda as mudanças

A nova lei prevê que a reforma comece a ser implementada em 2025 para novos alunos do ensino médio. Aqueles que já estiverem cursando terão um período de transição

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.945/2024, que promove uma reforma no ensino médio, mas vetou partes referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A publicação da nova legislação ocorreu no Diário Oficial da União nessa quinta-feira, 1º .

O texto aprovado pelo Congresso previa a inclusão de conteúdos dos itinerários formativos no Enem a partir de 2027. Mas, o presidente vetou essa parte, argumentando que poderia comprometer a equivalência das provas e aprofundar as desigualdades no acesso ao ensino superior. O veto será revisado pelo Congresso, que pode mantê-lo ou derrubá-lo.

Implementação da Reforma

A nova lei prevê que a reforma comece a ser implementada em 2025 para novos alunos do ensino médio. Aqueles que já estiverem cursando terão um período de transição. A carga horária da formação básica será de 2.400 horas, com mais 600 horas de disciplinas opcionais dos itinerários formativos, totalizando 3.000 horas ao longo dos três anos do ensino médio.

A formação geral básica, que inclui disciplinas como português, matemática, e história, terá sua carga horária aumentada. A reforma também amplia a formação geral básica no ensino técnico para 2.100 horas, com as restantes 900 horas destinadas ao ensino profissionalizante.

Língua Estrangeira e Ensino Noturno

O inglês será a única língua estrangeira obrigatória. O espanhol poderá ser oferecido conforme a disponibilidade das escolas. Em comunidades indígenas, o ensino poderá ser ministrado nas línguas maternas. A lei também garante que cada município mantenha ao menos uma escola com ensino médio noturno regular, desde que haja demanda comprovada.

Diretrizes Nacionais

Os itinerários formativos terão menos liberdade e deverão seguir diretrizes nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). As disciplinas optativas deverão se alinhar a quatro itinerários: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ou ciências humanas e sociais aplicadas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais