O seu canal diário de Notícias

Presidente Lula garante recursos emergenciais e desburocratização para o Rio Grande do Sul

Lula enfatizou a importância do Rio Grande do Sul para o país em termos artísticos, culturais e econômicos

 

Nesta terça-feira, 7 , o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assegurou que o governo federal está empenhado em prover os recursos necessários para atender às demandas emergenciais do Rio Grande do Sul, estado gravemente afetado por temporais e enchentes desde o fim de abril.

Durante o programa Bom Dia, Presidente, transmitido por emissoras de rádio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Lula enfatizou a importância do Rio Grande do Sul para o país em termos artísticos, culturais e econômicos. Também reafirmou o compromisso de restituir ao estado aquilo que é devido para que a população possa reconstruir suas vidas após os desastres naturais.

DESBUROCRATIZAÇÃO NA LIBERAÇÃO DE RECURSOS

O presidente destacou a preocupação do governo em agilizar a liberação de recursos, garantindo que a burocracia não seja um obstáculo. Lula reconheceu a dificuldade inicial de avaliar o verdadeiro impacto das calamidades, enfatizando que os danos serão melhor compreendidos após o recuo das águas.

MEDIDAS DE APOIO

Lula mencionou o projeto de decreto legislativo que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, já aprovado pela Câmara dos Deputados. Lula explicou que diversos ministérios estão prontos para liberar recursos emergenciais, como saúde, educação e integração nacional, destinados a garantir o acesso à escola, assistência médica, medicamentos, combustível, água e alimentos.

“O Ministério da Saúde pode liberar recurso, o Ministério da Integração Nacional, o Ministério da Educação. Vai liberando recurso de acordo com as necessidades fundamentais que são colocar a criança na escola, colocar as pessoas no hospital, a compra de remédio, de combustível, de água, de comida. Esse dinheiro vai saindo normalmente pelo ministério, sem muita burocracia”.

LIBERAÇÃO IMEDIATA DE RECURSOS

O presidente confirmou que os recursos emergenciais já estão sendo disponibilizados a partir desta data e que o governo trabalhará em conjunto com o governador para elaborar um plano detalhado de recuperação.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais