O seu canal diário de Notícias
PREFEITURA

Prazo para inscrições no Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 7, e inclui condições especiais para o Rio Grande do Sul

Esse também é o prazo limite para requerer atendimento especializado, assim como o uso do nome social durante o exame. Estas solicitações devem ser realizadas dentro do período estipulado de inscrições

 

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 terminam nesta sexta-feira, 7 ,  às 23h59, horário de Brasília. Estudantes de todo o país, exceto aqueles afetados pelas condições adversas no Rio Grande do Sul (RS), devem completar o cadastro até o final do dia.

Para os candidatos do RS, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelará um novo cronograma devido à declaração de estado de calamidade pública por enchentes e temporais.

Esse também é o prazo limite para requerer atendimento especializado, assim como o uso do nome social durante o exame. Estas solicitações devem ser realizadas dentro do período estipulado de inscrições.

O Enem 2024 será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. Candidatos que não sejam contemplados pela isenção da taxa têm até o dia 12 de junho para efetuar o pagamento de R$ 85,00, que pode ser realizado por PIX, cartão de crédito ou débito, bem como em contas corrente ou poupança, ou por boleto bancário, disponível na Página do Participante juntamente com o QR Code. Residentes no Rio Grande do Sul estão isentos do pagamento em virtude das atuais circunstâncias.

Participantes do Rio Grande do Sul 

Mesmo com a promessa de um calendário adaptado para o Rio Grande do Sul, o Inep garante que os estudantes da região têm a opção de inscrever-se dentro do prazo regular.

Sobre o Enem 

Desde sua criação em 1998, o Enem constitui um instrumento crucial na avaliação do desempenho dos estudantes no término da educação básica, servindo como chave de acesso ao ensino superior no Brasil.

Os resultados do Enem são utilizados nas seleções do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni), além de serem reconhecidos por universidades privadas e instituições lusófonas que possuem acordos com o Brasil.

Opções para os treineiros 

O exame também é aberto a alunos que ainda não concluíram o ensino médio e desejam participar como treineiros para se autoavaliarem nos anos que antecedem a conclusão da educação básica.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais