Mais de 70 casos de hepatites virais já foram registradas no TO somente este ano

Saúde faz alerta na véspera do Dia de Combate à enfermidade

O Estado do Tocantins registro, conforme os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), um total de 72 casos de hepatites, no ano de 2023. Destes casos, quatro são de hepatite A, 38 de hepatite B e 26 de hepatite C. Os dados do Ministério de Saúde, por sua vez, apontam que entre os anos de 2000 a 2020,  62 mil pessoas no país morreram por problemas associados à hepatite C, o que representa 76,2% do total de óbitos por hepatites virais.

O Dia 28 de Julho  – próxima sexta-feira, é registrado como Dia mundial de luta contra as hepatites virais, data da Organização Mundial da Saúde (OMS) voltada à promover a conscientização sobre a prevenção e do controle da doença.

Sem sintomas

A doença chama atenção por não apresentar, na maioria dos casos, sintomas até que a doença esteja em estágio mais avançado, o que pode levar décadas.

Porém, para identificar a doença, o SUS disponibiliza amplamente os testes rápidos para hepatite.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais