Geral

Goiás e Thiago Galhardo conseguem efeito suspensivo após punições na Copa do Brasil

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

O Goiás Esporte Clube obteve uma importante vitória jurídica ao conseguir efeito suspensivo das punições aplicadas ao clube e ao jogador Thiago Galhardo. A decisão foi emitida na noite de sexta-feira, 4 de outubro, pelo auditor relator Marcelo Bellizze, do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que aceitou o pedido do clube, suspendendo os efeitos das sanções até o julgamento final do recurso.

O Goiás e Thiago Galhardo foram penalizados após incidentes ocorridos na partida contra o São Paulo, válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O jogador, expulso por conduta antidesportiva ao atingir Alan Franco, havia sido suspenso por dois jogos. Além disso, o clube foi multado em R$ 75 mil e perdeu o direito de realizar uma partida com torcida presente, em decorrência do comportamento violento de seus torcedores, que arremessaram objetos em campo e participaram de uma confusão nas arquibancadas, causando a interrupção do jogo.

A súmula do árbitro relatou que o confronto nas arquibancadas levou à paralisação da partida por nove minutos e, posteriormente, ao encerramento precoce após a polícia declarar que não havia condições de segurança suficientes para a continuidade.

Diante das sanções, o Goiás recorreu ao STJD solicitando o efeito suspensivo para a multa e para a suspensão de Galhardo. O relator do processo, Marcelo Bellizze, acatou o pedido com base na previsão legal do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), suspendendo as penalidades até que o caso seja julgado pela corte superior, ainda sem data definida.

Na justificativa da decisão, Bellizze destacou que o cumprimento imediato das punições poderia causar prejuízos irreversíveis, especialmente no caso de Galhardo, que ainda poderia solicitar a conversão de sua pena em medidas de interesse social, conforme previsto pelo CBJD. Dessa forma, o relator reconheceu a necessidade de suspender temporariamente as sanções até o julgamento final.

Com a decisão, o Goiás poderá seguir com suas atividades esportivas sem as penalidades enquanto aguarda o julgamento definitivo.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida