Os estudantes pré-selecionados na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2025, têm até esta quarta-feira (9) para acompanhar sua convocação no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Após isso, é necessário complementar a inscrição na página do Fies Seleção em até três dias úteis, a partir do dia seguinte à convocação. O processo é simples: basta clicar no botão indicado e confirmar os dados.
Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) ofertou mais de 112 mil vagas para o Fies. Destas, 67.301 foram destinadas ao primeiro semestre, enquanto o restante será oferecido na seleção do segundo semestre – incluindo aquelas que não forem preenchidas agora.
Validação e contratação
Após a complementação da inscrição, os estudantes têm até cinco dias úteis para validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino. Essa etapa pode ser feita com a entrega física ou digital da documentação exigida.
Na sequência, será necessário validar os documentos junto ao banco agente financeiro, o que deve ocorrer em até dez dias após o terceiro dia útil da validação pela CPSA. Com tudo aprovado, o contrato de financiamento pode ser formalizado.
Fies Social
Uma das novidades do processo seletivo é o Fies Social, que reserva 50% das vagas para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Para esse público, o financiamento pode cobrir até 100% dos encargos educacionais.
Esses estudantes estão dispensados da comprovação de renda junto à CPSA, mas ainda devem comparecer à Comissão para validar os demais dados. Caso haja alguma discrepância nas informações, poderá ser solicitada documentação complementar.
Pessoas com deficiência que participam do processo também devem apresentar laudo médico com especificações conforme a Classificação Internacional de Doenças (CID), independentemente da modalidade escolhida (Fies Social ou regular).
É essencial que todos os pré-selecionados fiquem atentos aos prazos e aos procedimentos previstos no edital. A perda de um prazo pode comprometer a chance de conquistar o financiamento.
O Fies é uma iniciativa do MEC que oferece financiamento para cursos de graduação em instituições privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), ampliando o acesso ao ensino superior em todo o país.










