O seu canal diário de Notícias

A importância da saúde do sono e o impacto no cotidiano

Fonte: Fundação Pró-Tocantins

O sono é uma necessidade biológica fundamental para os seres humanos, ele contribui para a sua recuperação física, manutenção do sistema imunológico, desempenho das funções cognitivas, equilíbrio metabólico, dentre outras ações desempenhadas pelo nosso corpo.  Se você não está conseguindo dormir bem, aquele ronco tem incomodado, aquela fresta de luz que entra pela janela ou o barulho em algum vizinho? Cuidado! A saúde do sono está intrinsecamente ligada à sua saúde física e mental. Estudos apontam que o sono pode impactar diversas áreas da sua vida, influenciando seu desempenho, seu humor e até mesmo sua longevidade.

O sono é uma necessidade biológica fundamental para os seres humanos, ele contribui para a sua recuperação física, manutenção do sistema imunológico, desempenho das funções cognitivas, equilíbrio metabólico, dentre outras ações desempenhadas pelo nosso corpo. Mas existem “vilões” que podem atrapalhar o seu descanso e os benefícios de uma noite de sono bem dormida. Veja abaixo:

Estimulantes: existem estimulantes que podem ser encontrados em diversos alimentos do nosso dia a dia, como é o exemplo da cafeína que pode ser encontrada em cafés, chás, refrigerantes, bebidas energéticas e até em alguns medicamentos. Seu consumo dificulta o início do sono e reduz a qualidade do sono profundo.

Tecnologia: você é daqueles que não desgruda do celular ou assiste TV até tarde? Esses hábitos são prejudiciais à saúde do sono. A luz azul emitida por esses aparelhos interfere na produção de melatonina, o hormônio que regula o sono.

Bebidas Alcoólicas: apesar de induzir a sonolência no início, o consumo do álcool prejudica a fase profunda do sono, tornando o sono fragmentado e menos reparador.

Estresse e ansiedade: os maiores inimigos do sono de qualidade. A cabeça a mil com as preocupações do dia a dia podem dificultar o adormecimento e causar despertares frequentes durante a noite.

Avaliando que a saúde do sono é de suma importância para o desempenho das funções de nossos militares, além de ser imprescindível ao bem-estar, a Fundação Pró-Tocantins separou algumas dicas para que todos possam desfrutar de uma maior qualidade do sono, mantendo a saúde intacta.

Dicas para melhorar a qualidade do sono

Estabeleça uma rotina: Estabelecer uma rotina, buscando acordar sempre nos mesmos horários, até mesmo nos fins de semana e feriados.

Crie um ambiente voltado para o seu descanso: Busque manter o quarto escuro, silencioso, fechando postas e janelas para evitar entrada de barulho, e com uma temperatura do seu gosto.

Evite estimulantes: Reduza o consumo de cafeína e nicotina no período da tarde, principalmente próximo a noite ou ao horário de dormir.

Desconecte-se: Evite o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir, a luz azul interfere na produção de melatonina, o hormônio do sono.

Relaxe: Pratique técnicas de relaxamento, como meditação ou leitura, antes de dormir.

Lembre-se, dormir não é um luxo, é uma necessidade básica.

Dormir bem não é um luxo, mas uma necessidade vital para a saúde e o bem-estar. Investir em boas noites de sono é um passo importante para melhorar a qualidade de vida e prevenir uma série de problemas de saúde. Se você tem dificuldades para dormir, não hesite em buscar ajuda de um profissional de saúde.

 

Por Amanda Dias,

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais