Senar

Enem registra queda na ausência de candidatos e aumento de inscrições de estudantes de escolas públicas em 2024

Em 14 estados, a taxa de inscrição atingiu 100%. Na Região Nordeste, o Maranhão foi o único estado a não atingir essa marca, com 83% de inscritos

 

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apresentou um balanço inicial que revela uma redução no número de candidatos que não compareceram às provas de linguagens e ciências humanas, além da redação. O índice caiu de 28,1% em 2023 para 26,6% em 2024. A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na noite desse domingo, 3.

O Ministério da Educação (MEC) também informou que 94% dos alunos que estão terminando o ensino médio em escolas públicas se inscreveram no Enem este ano, um aumento significativo em relação aos 58% de 2023. Em 14 estados, a taxa de inscrição atingiu 100%. Na Região Nordeste, o Maranhão foi o único estado a não atingir essa marca, com 83% de inscritos.

Camilo Santana comentou sobre essa melhoria, destacando que foi um avanço significativo, resultado dos esforços do ministério para incentivar os estudantes a se inscreverem no Enem. Ele apontou que, antes de 2023, o número de inscritos vinha diminuindo, e agora houve um aumento de quase 1 milhão de candidatos.

Provas aplicadas em diversos locais

As provas e a redação foram realizadas em 1.753 municípios, com 10.776 locais de prova e quase 150 mil salas. Segundo o ministro, 90% dos inscritos foram alocados a até 10 quilômetros de suas casas.  “Isso foi um passo importante este ano”, disse o ministro que afirmou que “todas as ações em 2024 foram cumpridas no horário da entrega das provas” e que houve aprimoramento dos protocolos de segurança.

Eliminações e problemas logísticos

No primeiro dia do Enem, cerca de 5 mil candidatos (4.999) foram eliminados por diferentes infrações, como sair do local da prova com o caderno de questões antes dos 30 minutos finais, portar dispositivos eletrônicos ou não seguir as instruções dos fiscais. Houve também 689 registros de problemas logísticos, incluindo emergências médicas, cortes temporários de energia elétrica e falta de água.

Solicitação de reaplicação

O ministro afirmou que os participantes afetados por problemas logísticos podem solicitar a realização de uma nova prova. O prazo para fazer essa solicitação será de 11 a 15 de novembro, através da página do Enem.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais