Diplomação dos eleitos para prefeito, vice-prefeito e vereadores de Palmas acontecerá no dia 12 de dezembro

As cerimônias de diplomação nas demais 138 zonas eleitorais do Tocantins seguirão até o dia 19

 

A 29ª Zona Eleitoral do Tocantins, com sede em Palmas, irá realizar a diplomação dos representantes eleitos nas eleições municipais deste ano. O evento está marcado para o dia 12 de dezembro, às 18h, no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO). O juiz titular da zona eleitoral, Gil de Araújo Corrêa, será o responsável pela presidência da cerimônia.

Na ocasião, serão diplomados o prefeito eleito, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), que conquistou 78.673 votos (53,03% dos votos válidos) no segundo turno, e seu vice, pastor Carlos Eduardo (Agir). Além deles, os vereadores eleitos, bem como os primeiros e segundos suplentes, também receberão seus diplomas, formalizando sua eleição.

As cerimônias de diplomação nas demais 138 zonas eleitorais do Tocantins seguirão até o dia 19 de dezembro. Esses atos são essenciais para validar a eleição e garantir que os eleitos assumam seus cargos de acordo com o que foi decidido pelo eleitorado.

O significado da diplomação eleitoral

A diplomação é o ato formal que atesta que um candidato foi efetivamente escolhido para exercer o cargo pelo qual se candidatou. Durante a cerimônia, a Justiça Eleitoral confirma que o candidato está legalmente apto a tomar posse, sendo considerado eleito. A organização desse processo é feita pelos cartórios eleitorais e pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).

Cerimônias em todo o Tocantins

As outras 32 zonas eleitorais do Estado também estão organizando as cerimônias para diplomar os eleitos dos 139 municípios. Serão diplomados não apenas prefeitos e vice-prefeitos, mas também os vereadores e suplentes de todos os municípios tocantinenses.

Normas e requisitos para a diplomação

De acordo com o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), o diploma deve conter informações como o nome do candidato, o partido ou legenda, o cargo para o qual foi eleito ou sua posição como suplente, além de outros dados que o juiz eleitoral ou o TRE-TO julgar relevante. Os candidatos com o registro de candidatura indeferido não serão diplomados, mesmo que ainda estejam com o processo em andamento, conforme as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Programação completa das diplomações nas zonas eleitorais

  • 1ª Zona (Araguaína): 17/12, 19h, Auditório do Fórum de Araguaína
  • 2ª Zona (Gurupi): 16/12, 10h, Auditório da Câmara Municipal de Gurupi
  • 3ª Zona (Porto Nacional): 18/12, 14h, Auditório Centro de Convenções Vicentão
  • 4ª Zona (Colinas): 12/12, 13h, Auditório do Fórum de Colinas
  • 5ª Zona (Miracema): 13/12, 9h, Câmara Municipal de Lajeado
  • 6ª Zona (Guaraí): 13/12, 16h, Câmara Municipal de Guaraí
  • 7ª Zona (Paraíso): 11/12, 13h e 19h, Sede do Cartório Eleitoral de Paraíso
  • 8ª Zona (Filadélfia): 29/11, 9h, Auditório do Fórum de Filadélfia
  • 9ª Zona (Tocantinópolis): 13/12, 9h, Auditório do Fórum de Tocantinópolis
  • 10ª Zona (Araguatins): 11/12, 9h30, Câmara Municipal de Araguatins
  • 11ª Zona (Itaguatins): 12/12, 8h, Fórum da Comarca de Itaguatins

E a programação segue para todas as zonas eleitorais do estado, com cerimônias em diferentes datas, locais e horários, até o dia 19 de dezembro.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais