Categorias: Economia

Último lote de restituição do IR 2024 paga R$ 1,03 bilhão a 511 mil contribuintes

Publicado por
Flávia Ferreira

 

 

Cerca de 511 mil contribuintes, que declararam o Imposto de Renda Pessoa Física até setembro, estão recebendo nesta segunda-feira, 30 , o pagamento referente ao último lote de restituições de 2024. O lote inclui também restituições residuais de anos anteriores, beneficiando cerca de 86 mil contribuintes do Rio Grande do Sul.

O valor total a ser desembolsado pela Receita Federal soma R$ 1,03 bilhão, que será creditado ao longo do dia nas contas bancárias ou através de chaves Pix (CPF) informadas na declaração do imposto.

Aproximadamente 40% desse montante será destinado a contribuintes com prioridade no reembolso, como idosos e portadores de deficiência, conforme os critérios estabelecidos pela Receita. Entre os beneficiados, 201.381 contribuintes utilizaram a chave Pix do tipo CPF ou a declaração pré-preenchida, o que dá preferência no pagamento. Página da Receita Federal

Divisão dos beneficiários

Além dos contribuintes prioritários, este lote inclui também 106.289 pessoas que não forneceram a chave Pix e não se enquadram nas categorias prioritárias. Os contribuintes do Rio Grande do Sul, afetados pelas enchentes de abril e maio, também estão entre os contemplados, somando 86.570 declarações.

Ainda, 75.686 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos, 23.180 professores e 11.188 idosos acima de 80 anos receberão suas restituições neste lote. Outros 6.731 contribuintes com deficiências físicas, mentais ou doenças graves também foram incluídos.

Consulta procedimentos

Para consultar o status da restituição, basta acessar o site da Receita Federal e clicar em “Meu Imposto de Renda” ou usar o aplicativo da Receita para dispositivos móveis. Quem não estiver na lista deste lote poderá verificar eventuais pendências por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e, se necessário, retificar a declaração para os próximos lotes residuais.

Em caso de problemas com o depósito, como conta bancária desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode agendar o crédito em qualquer conta bancária de sua titularidade pelo Portal BB ou Central de Relacionamento do banco.

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT