Setor de serviços do Tocantins cresce 13% em outubro e receita aumenta 13,9%

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que acompanha o setor de serviços desde 2011, fornece dados fundamentais sobre o desempenho dessa área econômica no Brasil, incluindo informações sobre as 27 unidades da federação

 

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), comemorou os dados positivos apresentados pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nessa quarta-feira, 11.

Os números apontam uma expansão de 13% no Volume de Serviços (VS) em outubro de 2024, quando comparado ao mesmo mês de 2023. A Receita Nominal (RN), que reflete a movimentação financeira do setor, também teve um crescimento expressivo de 13,9% no mesmo período.

Em termos acumulados, o setor de serviços do Tocantins registrou uma alta de 5,1% no Volume de Serviços e 11,9% na Receita Nominal durante o ano de 2024. No comparativo com o mês anterior, outubro também se destacou, com um aumento de 4,4% no VS e 4% na RN em relação a setembro de 2024.

Esses indicadores são um reflexo claro da recuperação econômica do estado, impulsionada pelas políticas públicas implementadas pelo governo estadual sob a liderança do governador Wanderlei Barbosa.

Compromisso com o crescimento econômico no Estado

Carlos Humberto Lima, secretário de Indústria, Comércio e Serviços, destacou as ações contínuas do Governo do Tocantins para fomentar o desenvolvimento econômico local.  “O governador Wanderlei Barbosa tem trabalhado para o desenvolvimento do Tocantins. Com o lançamento do Pics [Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços], assumimos o compromisso de gerar emprego e renda, além de fortalecer cada setor produtivo”.

A importância da pesquisa mensal de serviços para análise econômica

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que acompanha o setor de serviços desde 2011, fornece dados fundamentais sobre o desempenho dessa área econômica no Brasil, incluindo informações sobre as 27 unidades da federação.

A pesquisa é voltada para empresas registradas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), com 20 ou mais empregados, cuja principal fonte de receita vem da prestação de serviços. As informações coletadas pela PMS são essenciais para analisar a evolução do setor e orientam a criação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais